Construindo pela CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) Os novos trens série 7000 da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos) circulam em grande parte das linhas da companhia.
Os primeiros trens chegaram em 2010.
Chegada de um novo trem.
Os trens são descarregados no pátio de Presidente Altino.
Todos provenientes da fabrica da Caf em Hortolãndia SP
Guindastes retiram os carro motor da carreta.
A CPTM possui uma rede com 6 linhas, são elas,linhas 7 Rubi,8 Diamante,9 Esmeralda,10 Turquesa,11 Coral e 12 Safira,os novos trens circulam em quase todas,exceto pela linha 10.
Os novos trens possuem ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual monitores de vídeo e displays.
Algumas características técnicas do novo trem.
Formação TUE : MC+R+R1+MC1
Fabricante : CAF
Ano de Fabricação : 2009
Origem : Espanha e Brasil
Ano Operação : 2010
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 7 - 12 - 9
Dimensões
*Altura Carro : 3,936 m
Altura Pantogr. Abaixado : 4,555 m
Altura Boleto ao Piso : 1,335 m
Altura Boleto ao Eixo Engate : 0,927 m
Largura Carro : 3,050 m
Largura Portas : 1,30m
Comprimento MC/MC1 : 21,922 m
Comprimento R/R1 : 20,610 m
Peso MC : 49.620 Kg
Peso R : 39.917 Kg
Capacidade e Desempenho
*Esforço Trator : 28.300 Kgf
Potência Contínua : 2.860 Kw
Velocidade Máxima : 100 Km/h
Aceleração Máxima : 0,90 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço : 1,10 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência : 1,2 m/s²
Lotação MC/MC1 : 54+248
Lotação R/R1 : 60+269
Lotação TUE : 1262
Os novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, mais as cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.
As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Dispositivos de segurança e emergência.
Câmera e display.
* Extintor de incêndio
Tela em LCD com informações relacionadas ao trajeto.
Indicativo de estações.
PPP - Em 2010, a CPTM assinou contrato para Parceria Público-Privada englobando a manutenção e renovação da frota das Linhas, bem como a incorporação gradativa de 36 novas composições a partir deste ano.
Estação Luz
Painel de comando.
Pantógrafo
Buzina
Todas as intervenções estão em andamento. Com o incremento da frota, somado aos novos sistemas, todas as linhas da companhia oferecerá mais regularidade e conforto aos usuários.
Hoje alguns trens da CPTM sofrem com o vandalismo causado por usuários ao longo da via e no próprio trajeto,o problema mais comum é o bombardeio por pedras,que atingem um ponto muito vulnerável a esse tipo de ocorrência ,o para-brisas.
Vandalismo
A substituição não é feita de imediato,a compra de novos para-brisas depende de licitações que demoram para serem aprovadas em função da burocracia nela empregada. Alguns trens acabam cedendo peças a outros trens.ação essa conhecida como canibalismo , como aconteceu com o Farol do trem da foto abaixo,que cedeu o Farol a outro trem, embora sendo carro motor,este carro fica no meio da composição principal,não sendo este o carro motor principal ,e sim o auxiliar.
Canibalismo
A lotação ainda é o maior problema para as linhas da companhia,que está investindo pesado em maneiras de reduzir o desconforto gerado pela grande quantia de usuários.
Trem lotado na hora do Pico na linha 7
ID's dos trens da série 7000
7001 - 7002 / 7003 - 7004 = Q01
7005 - 7006 / 7007 - 7008 = Q02
7009 - 7010 / 7011 - 7012 = Q03
7013 - 7014 / 7015 - 7016 = Q04
7017 - 7018 / 7019 - 7020 = Q05
7021 - 7022 / 7023 - 7024 = Q06
7025 - 7026 / 7027 - 7028 = Q07
7029 - 7030 / 7031 - 7032 = Q08
7033 - 7034 / 7035 - 7036 = Q09
7037 - 7038 / 7039 - 7040 = Q10
7041 - 7042 / 7043 - 7044 = Q11
7045 - 7046 / 7047 - 7048 = Q12
7049 - 7050 / 7051 - 7052 = Q13
7053 - 7054 / 7055 - 7056 = Q14
7057 - 7058 / 7059 - 7060 = Q15
7061 - 7062 / 7063 - 7064 = Q16
7065 - 7066 / 7067 - 7068 = Q17
7069 - 7070 / 7071 - 7072 = Q18
7073 - 7074 / 7075 - 7076 = Q19
7077 - 7078 / 7079 - 7080 = Q20
7081 - 7082 / 7083 - 7084 = Q21
7085 - 7086 / 7087 - 7088 = Q22
7089 - 7090 / 7091 - 7092 = Q23
7093 - 7094 / 7095 - 7096 = Q24
7097 - 7098 / 7099 - 7100 = Q25
7101 - 7102 / 7103 - 7104 = Q26
7105 - 7106 / 7107 - 7108 = Q27
7109 - 7110 / 7111 - 7112 = Q28
7113 - 7114 / 7115 - 7116 = Q29
7117 - 7118 / 7119 - 7120 = Q30
7121 - 7122 / 7123 - 7124 = Q31
7125 - 7126 / 7127 - 7128 = Q32
7129 - 7130 / 7131 - 7132 = Q33
7133 - 7134 / 7135 - 7136 = Q34
7137 - 7138 / 7139 - 7140 = Q35
7141 - 7142 / 7143 - 7144 = Q36
7145 - 7146 / 7147 - 7148 = Q37
7149 - 7150 / 7151 - 7152 = Q38
7153 - 7154 / 7155 - 7156 = Q39
7157 - 7158 / 7159 - 7160 = Q40
OBSERVAÇÃO: Devido à necessidade de reparos nos TUEs 7001-7002 (do Q01) e 7025-7026 (do Q07), as unidades restantes foram acopladas, formando a composição provisória:
7003 - 7004 / 7027 - 7028 = Q49
Que "Q1" está operando na linha 12.
Detalhes técnicos disponibilizados pelo Moderador João Molina na comunidade do S.A.C.
Cada unidade de quatro carros dispõe de dois pantógrafos, montados nos carros R1.
Cada carro possui dois truques. Nos carros R, ambos os truques são reboques. Nos carros M, dois motores são montados em cada truque, totalizando 4 motores por carro M e 8 motores por TUE.
Cada truque extremo (lado da cabine dos carros M) possui uma grade limpa-via e areeiros, além de um conjunto de lubrificação, que joga graxa nas rodas para reduzir o desgaste.
O freio de serviço eletropneumático é priorizado pelo freio dinâmico. Caso o dinâmico seja insuficiente, o sistema permite o uso de freio conjunto, podendo o freio pneumático substituir o dinâmico em caso de falha. O nível de frenagem é calculado em função da lotação do trem.
As rodas possuem tanto dispositivo anti-deslizamento quanto anti-travamento, controlados por circuitos eletrônicos.
AR CONDICIONADO
Cada carro dispõe de dois circuitos de ar condicionado independentes para o salão de passageiros. Em caso de avaria de um deles, o outro será encarregado da climatização do trem, a 50% da capacidade total.
Sobre a cabine do condutor há circuito à parte, que mantém a temperatura em 22°C por padrão, podendo ser alterada (assim como a velocidade do ventilador).
Para o salão, o controle tratará de conseguir a temperatura (desde que a potência do equipamento permita):
- Se a temperatura exterior for inferior a 19°C, a interna será constante em 22°C;
- Se a temperatura exterior (Text) for superior a 19ºC, a interna (Tint) cumpre a equação: Tint = 22ºC + 0,25 x (Text-19).
PORTAS
- Tempo de abertura: 2,5 +0,5 (tolerância) segundos.
- Tempo de fechamento: 2,5 +0,5 (tolerância) segundos.
- Largura livre de abertura: 1350 mm.
- Consumo médio de energia por porta: <160 W (movimento de abertura), <100 W (movimento de fechamento).
- Consumo máximo de energia por porta: <500 W (<500 msec.) (travamento, destravamento, reversão).
- Forças de compressão no fechamento: <150 N na primeira detecção, <200 N em detecções subsequentes, <300 N pico
Na linha 9, os 7000 operam em modo Potência Reduzida, com aceleração e frenagem dinâmica reduzidas em 50%, para não puxar muita corrente, provocando desarme nas subestações.
Caso haja um evento que possa levar o trem a entrar em emergência mas tal evento seja reconhecido a tempo pelo operador, o trem cancelará a emergência e prosseguirá normalmente, não tendo que aguardar parada e restabelecimento.
SISTEMAS INFORMATIZADOS
A série 7000 é equipada com o sistema COSMOS (Control and Supervision Modular System), da Traintic, que comanda de forma informatizada todas as funções do trem (eventos, falhas, ar condicionado, status dos equipamentos, aplicações de emergência, etc), através de uma rede que percorre toda a composição, além de armazenar um registro de todas essas ocorrências. O terminal IHM (Interface Homem-Máquina) do COSMOS é uma tela touchscreen presente na cabine do operador.
Já para o vídeo-monitoramento, é usado o sistema IRIS, da SEPSA, podendo selecionar uma das 4 câmeras de cada carro ou a da cabine do maquinista. A câmera da ponta do trem não é selecionável, sendo exibida automaticamente quando se opera o trem em ré, à velocidade máxima de 10 Km/h. Há um módulo para transmissão de áudio, imagens e dados para o exterior do trem (ainda não usado), sendo todas as unidades dotadas de duas antenas Wi-Fi e uma antena 3G.
DETECÇÃO DE DESCARRILAMENTO
Os trens possuem sistemas de detecção de descarrilamento, que são sensores de proximidade instalados na frente de cada roda e atuam aplicando emergência no trem em caso de ausência de vias embaixo das rodas.
Devido a problemas na passagem dos AMVs (no jacaré há uma pequena separação entre os trilhos, para permitir a passagem das rodas, isso era detectado como descarrilamento), tais dispositivos tiveram de ser retirados. Alguns permaneceram, porém estão isolados.
*DETECÇÃO DE INCÊNDIOS
Ao detectar fogo, o sistema indica para o operador, que verifica através das câmeras, acionando o botão de extinção no painel superior caso se trate de incêndio.
Caso haja um evento que possa levar o trem a entrar em emergência mas tal evento seja reconhecido a tempo pelo operador, o trem cancelará a emergência e prosseguirá normalmente, não tendo que aguardar parada e restabelecimento.
SISTEMAS INFORMATIZADOS
A série 7000 é equipada com o sistema COSMOS (Control and Supervision Modular System), da Traintic, que comanda de forma informatizada todas as funções do trem (eventos, falhas, ar condicionado, status dos equipamentos, aplicações de emergência, etc), através de uma rede que percorre toda a composição, além de armazenar um registro de todas essas ocorrências. O terminal IHM (Interface Homem-Máquina) do COSMOS é uma tela touchscreen presente na cabine do operador.
Já para o vídeo-monitoramento, é usado o sistema IRIS, da SEPSA, podendo selecionar uma das 4 câmeras de cada carro ou a da cabine do maquinista. A câmera da ponta do trem não é selecionável, sendo exibida automaticamente quando se opera o trem em ré, à velocidade máxima de 10 Km/h. Há um módulo para transmissão de áudio, imagens e dados para o exterior do trem (ainda não usado), sendo todas as unidades dotadas de duas antenas Wi-Fi e uma antena 3G.
DETECÇÃO DE DESCARRILAMENTO
Os trens possuem sistemas de detecção de descarrilamento, que são sensores de proximidade instalados na frente de cada roda e atuam aplicando emergência no trem em caso de ausência de vias embaixo das rodas.
Devido a problemas na passagem dos AMVs (no jacaré há uma pequena separação entre os trilhos, para permitir a passagem das rodas, isso era detectado como descarrilamento), tais dispositivos tiveram de ser retirados. Alguns permaneceram, porém estão isolados.
*DETECÇÃO DE INCÊNDIOS
Ao detectar fogo, o sistema indica para o operador, que verifica através das câmeras, acionando o botão de extinção no painel superior caso se trate de incêndio.
Imagens : Denis Castro
Matéria Denis Castro.
Texto e Edição. Denis Castro.
Os textos com detalhes técnicos foram disponibilizados pelo amigo e moderador João Molina no tópico sobre o trem da série 7000 no S.A.C.
Fonte de pesquisa. Site CPTM
Bela reportagem! Agora o mais importante é fazer estes políticos levarem este trem ou outro, nem que seja movido a diesel, para a região de Campinas. Na Inglaterra, Japão e Argentina, tem muitos trens metropolitanos movidos a diesel. É só querer que dá para fazer. Assim tb é importante lutar para a volta dos trens de passageiros de longo percurso em todo o Brasil.
ResponderExcluirTambem concordo. A população cresceu, e a companhia não. Só pensa em seu lucro com super lotação, nenhuma qualidade no serviço e falta de investimentos. É necessario muito mais para melhorar o transporte no Brasil. Precisamos que a mentalidade dos nossos politicos cresca tambem para que possamos ser uma nação de primeiro mundo, lembrando que para isso tambem precisamos que tenhamos cidadaos educados e consciente de seus deveres e direitos.
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