sábado, 2 de abril de 2011

Estação de Francisco Morato



Série 1700 CPTM plataforma 1 Estação de Francisco Morato



A primeira estação de Francisco Morato foi Inaugurada em 1867, entre 1880 e 1890 a antiga estação foi demolida para a construção de uma estação maior,em 1954 a estação teve o nome alterado para Francisco Morato que virou município em 1965,em 1981 o prédio da estação foi demolido para a construção de uma estação bem mais moderna e maior juntamente com uma nova passarela,os trens passam a fazer terminal em Francisco Morato partindo sentido Luz  e sentido Jundiaí.


 Trens nas Plataformas 1 e 4 da estação.


Em Francisco Morato é feita a baldeação para os trens sentido Jundiaí com trens mais curtos devido a uma baixa demanda neste sentido, funcionando como uma extensão operacional, a estação é sede também da segurança operacional da CPTM,lugar este onde ficava localizada a sede da Polícia Ferroviária Federal.


 Trens na Plataforma 2 e 1 de Francisco Morato
Trens na Plataforma 2 e 1


Em Francisco Morato o movimento é sempre maior nos horários de pico, e um dos maiores incômodos era ter que transpor a via da plataforma 1 para a 2 pela passarela, que tinham degraus bem curtos,motivo de reclamações de muitos usuários que, acostumados com a partida do trem na plataforma 3,sentiam-se estressados com as alterações operacionais que faziam com que trens sentido Jundiaí partissem ou chegassem de Jundiaí acessando a plataforma 2 afinal acessar todo aquele lance de escadas não era nada fácil..


Plataforma 1 Lotada durante o pico da manhã.

O aumento na demanda obrigou a CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos)  a estudar uma solução para resolver o problema da incapacidade da estação em absorver 1 integração e o aumento do número de usuários ,com 2 plataformas inoperantes e 2 em operação ,mesmo havendo a passarela o fluxo de usuários transformavam em procissão,aqueles que necessitam sair , ou embarcar em trens em plataforma distintas.Por essa razão a CPTM fazia como que  padrão o desembarque e embarque na plataforma 1 e 3,1 sentido Luz e 3 sentido Jundiaí. 
E eis que após uma série de estudos inicia-se a demolição da estação,mais uma vez a estação da Cidade de Francisco Morato é obrigada a adaptar-se a realidade atual e o início das obras de reestruturação dá-se início no ano de 2010.

Inicialização de demolição da passarela

A passarela já pouco utilizada é a primeira a ser demolida,as plataformas foram inutilizadas e o trabalho transcorria com trens em operação, e antes de tudo , uma estação provisória foi construida bem próximo dali.

 Passarela já demolida

A estação tentou com os tempos adaptar-se ao novo conceito de acessibilidade,tendo rampas para cadeirantes , mas que atravessavam a via ,de forma a necessitar apoio para que a travessia de cadeirantes fossem feitas com segurança,a estação não possuia elevadores e nem escadas rolantes.  

 Estrutura restante
 Plataforma 1
 Plataforma 1 e 3
 Plataformas 4 e 2

As Rampas sempre foram algo que havia sendo abolidas das linhas da CPTM onde quer que ela existisse,pois fazia-se necessário correr riscos a atravessar a via por elas e não pela passarela,mas em Francisco Morato eram necessárias em razão de não haver elevadores e haviam muitos usuários cadeirantes,usuários com malas,compras e carrinhos de Bebê, que precisavam mudar de plataforma para pegar o trem sentido Jundiaí ou sair da estação sem ter que acessar a passarela.


 Plataformas 4 e 2
 Plataformas 4 e 2
 Passarela demolida ,fazia ligação com o escadão.
 Local onde ficava a estrutura da Passarela plataformas 4 e 2


 Durante reforma , trem recolhido na plataforma 3

As plataformas provisórias cumprem um papel praticamente milagroso pelo tamanho que ela tem,comportar todo o trafego de usuários recebendo trens provenientes da Estação Luz e da Estação de Jundiaí,embora os trens parem lado a lado,na mesma estação, ainda não excluiu o usuário do problema de transpor a via por passarela, também que provisória essa passarela é feita em aço e ferro,causando um barulho enorme quando acessada por muitos usuários,existe a rampa para deficientes que passa sobre a via e muito usuários afadigados  tentam transpor o bloqueio de funcionários que fazem triagem de quem pode e não pode acessar de maneira mais prática e rápida a estação,em geral pessoas com deficiência física,deficiências visuais , idosos,tudo bem acompanhado bem de perto pela equipe de de funcionários para evitar acidentes.


Estação Provisória de Francisco Morato

Estação Provisória de Francisco Morato
Estação Provisória de Francisco Morato


Estação Provisória de Francisco Morato
 Estação Provisória de Francisco Morato


Concepção Artística da futura estação de Francisco Morato .






 Texto: Denis Castro

Imagens Estação de Francisco Morato: Denis Castro.

Pesquisa : www.estacoesferroviarias.com.br

14 comentários:

  1. Em breve a cidade de Francisco Morato vai ganhar uma estação totalmente reformada e modernizada....

    ResponderExcluir
  2. Alguém tem alguma notícia quanto a reforma da estação?

    ResponderExcluir
  3. Tem que remodelar mesmo! O mesmo tem que ser feito para Louveira, Valinhos e Vinhedo para receber os trens da CPTM que vão ter que circular a todo o custo pela região de Campinas. Só um cego, bobo e retardado que não percebe isso!

    ResponderExcluir
  4. infelizmente o pobre só se fode e quando se revoltam ao invés de fazer alguma manifestação a seu favor quebram os trems e a estação e se fodem de vez.
    puta que pariu o poder esta na mão do povo mas o povo não é unido
    se o povo soubesse o poder que ele tem morato era uma cidade de gente
    não adianta reclamar no vagão de um trem
    tem de se unir os ônibus da mora tense e os trem estão ruim parem de usar façam manifestações mas não quebrem nada ônibus vazios vai gerar melhora trems vazios geram melhora e muito manifestação

    POVO DE MORATO ACORDEM
    Vocês sé se unem na hora de fazer merda
    Acordem enquanto a tempo








    e vamos parar com esse funk joga esse lixo pra fora de morato..



    ResponderExcluir
  5. Bom eles não devem só reformar logo essa estação mais tbm pensar nos idosos e deficientes pois pra subir no terminal de onibus é um caos completo uma escadaria que ja está totalmente destruída toda pixada degraus quebrados, agora pense quantos idosos sofrem para subir lá, nem me fale da estação falam que é provisória né, mais ate agr nunca vi ninguem mexendo na estação antiga é um caos

    Comparem só a estação de franco da rocha o como ta modernizada e ja está quase pronta temos que ter isso aqui tbm em francisco morato

    ResponderExcluir
  6. Já estamos quase no final de 2014, e até agora nada de começar as reformas. A promessa inicial era para segundo semestre de 2011, e a ultima foi para o final do primeiro semestre de 2014, e até agora nada, e duvido que ate 2015 estará pronta, visto que ate agora nada foi feito. "continuem votando neste governador canalha e mentiroso, que se faz de bom moço, mas não passa de um vagabundo"

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir