quarta-feira, 13 de julho de 2011

Acidentes na CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos atualmente vem colecionando uma macabra lista de ocorrências de acidentes envolvendo vítimas fatais e vítimas com escoriações diversas,recentemente já foram registradas diversas ocorrências com níveis elevados em matéria de gravidade e risco a vidas.
Vale ressaltar que a companhia vem realizando um papel importante em relação a investimentos em novos trens e sistemas,agora fica a pergunta,existem pessoas capazes e preparadas para todo tipo de ocorrências? sim, existem, mas existem também aqueles que embora preparados, recebem ordens por muitas vezes de pessoas não preparadas devidamente para diversas situações.
É típico e comum existirem organizações internas que visam coibir práticas que coloquem em risco , operações e risco de vida a elevados números de usuários e trabalhadores de sistemas de transportes,algo que não notamos em todas as estações da companhia é uma sala específica para atendimentos de emergência,denominadas enfermarias,em cada estação existem apenas de 1a 2 macas tipo (tábua) e de 1 a 2 cadeiras de rodas,alguns funcionários possuem luvas brancas e algumas estações, estas chegam a nem existir,o atendimento a vítimas de acidente torna-se precário ainda pela razão da maioria dos feridos serem encaminhados a hospitais públicos defasados seja ele SUS ou P.S'S. 
A CPTM atualmente vem tomando destaque na mídia pelos inúmeros acidentes que ocorrem quase que diariamente,vamos recordar alguns deles..desde de que a companhia assumiu todo o sistema até o dia de hoje.

No dia 27 de fevereiro de 1995 o trem WPC-7454, modelo 1.700, circulou vazio e sem controle entre as estações Vila Clarisse e Piqueri, uma área de declive da linha A da CPTM, que liga o bairro da Barra Funda ao município de Francisco Morato, em São Paulo.
O relatório da SINDICÂNCIA não registra se houve alguém ferido quando o trem perdeu o controle em 95. 

às 21h15 da sexta-feira, 28 de julho de 2000, uma composição da série TUE Budd Mafersa-Série 1100 (CPTM), vinda do Jaraguá com destino a Francisco Morato, estacionou na Estação Perus devido à falta de energia. Uma outra composição da série 1700 (nº 127), que estava estacionada na mesma linha pelo mesmo motivo e que já havia sido esvaziada, perdeu os freios em um trecho de descida, percorreu 5,5 quilômetros em oito minutos e colidiu com o trem estacionado na estação Perus. O acidente deixou nove mortos e 115 feridos e destruiu a estação Perus.

Acidente de trens na Estação Perus- atual linha Linha 7 Rubi,antes denominada Linha A.



A CPTM sabia desde 1995 que o trem não ficava estacionado em descidas,entretanto responsabilizou, em sua sindicância interna, o maquinista da composição que perdeu os freios pelo acidente, dizendo que o mesmo deveria ter "calçado" o trem,"negligência comparável à do motorista que passa o sinal vermelho", segundo a CPTM. Já segundo a Polícia Civil, houve uma sucessão de falhas que culminaram no acidente.

Já em 2002 novamente outro grave acidente toma conta dos jornais,um trem da companhia,atingiu um trem de carga carregado de açucar em Rio Grande da Serra ,atual Linha 10 da companhia,o maquinista salvou-se deste acidente e cerca de 35 usuários tiveram escoriações diversas.



Em 25/05/2009 outro acidente na mesma linha denominada Linha 10 ocorreu na região de Mauá,segundo a sindicância levantou um dormente foi colocado propositalmente na via ,fazendo que o trem descarrilhasse e batesse em uma catenária,ferindo em torno de 20 usuários.



Em 07/04/2010 outro caso de descarrilamento sem vítimas na linha 12.

Em 06/12/2010 outro acidente com descarrilamento de trens na companhia este também sem vítimas.

Em 11/09/2010 um acidente envolveu uma carreta e um trem na linha 08 da companhia.

Grizar Junior/AE

O caminhão atingiu a lateral do primeiro carro de uma composição que seguia sentido Júlio Prestes. O motorista do caminhão e o maquinista do trem ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Geral de Itapevi. Os usuários da linha deixaram as composições ilesos.Por volta das 7h, equipes estavam no local trabalhando para restabelecer a circulação dos trens. 


No dia 14/11/2010,outro acidente em passagem de nível,na mesma linha 8,em Itapevi,o motorista morreu no local.


Ainda no dia 14/11/2010 outro acidente chamou a atenção dos usuários da linha 7,UM CAMINHÃO CAIU DE UM VIADUTO AO LADO DO LEITO DA COMPANHIA,o motorista conseguiu pular antes que o caminhão saltasse desgovernado viaduto abaixo.


No dia 08/12/2010 Dois trens bateram durante a madrugada na Estação Tatuapé da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Leste de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 2h. As composições estavam vazias, e ninguém ficou ferido.
Os trens foram retirados de circulação sem muitos danos e substituídos. A estação foi reaberta com 30 minutos de atraso e uma pequena aglomeração de passageiros. Entretanto, por volta das 6h30, a situação já estava normalizada.
Os trens faziam manobras para o início da operação, que normalmente começa às 4h. A Linha 11-Coral linha liga a Estação da Luz a Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.
Este foi o primeiro acidente com o novo trem da companhia série 7000.
No dia 23/12/2010 outro acidente nas imediações da estação Luz envolveu a colisão de 2 trens novamente um trem da série 7000 o mais moderno da companhia e um trem da série 1100,não foram registrados  feridos.

Leitor registra dano em trem após colisão entre composições na estação Luz, em São Paulo
Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o acidente aconteceu quando um trem estava se retirando da estação e o outro realizava parada no local. Houve uma demora de cerca de 15 minutos até os dois prosseguirem viagem, de acordo com a companhia.
Como o local onde houve o incidente é destinado a manobras, os trens circulam ali em baixa velocidade. A ocorrência provocou apenas pequenos danos, segundo a CPTM.
A companhia também informou que os usuários foram orientados nos trens e nas estações pelo serviço de som sobre o acidente.
O Novo trem continua até os dias de hoje sem reforma.

No dia 09 de Junho de 2011 um acidente envolveu um ônibus e um trem da Companhia,deixando feridos,um onibus caiu de um viaduto em São Caetano do Sul ,linha 10 da Companhia,o onibus chegou a ser atingido pelo trem,com impacto menor graças a perícia do maquinista e de pessoas que sinalizavam a via para que o trem parasse,mas a colisão foi inevitável.

No dia 21/06/2011 outro acidente um caminhão sem freios invadiu a faixa da ferroviaria .A assessoria da CPTM confirmou o acidente, e afirmou que um trem estava circulando na hora da ocorrência, mas não houve batida. A CPTM informou ainda que não houve vítimas entre os passageiros da composição. Por volta das 16h40, passageiros estavam sendo retirados dos vagões do trem envolvido no acidente.

No dia 09 de Julho de 2011 um acidente envolveu um veículo e um trem na passagem de nível de Mogi das Cruzes SP.
Dois jovens ficaram feridos, após o Fox vermelho por eles ocupado ser atingido por um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na passagem de nível Brás Cubas, na Avenida Valentina Mello Freire Borenstein, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo


No dia 12 de Julho de 2011

Um trem que circulava pela linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), no sentido Luz, bateu atrás do outro que estava parado à frente, aguardando a sinalização para seguir viagem rumo ao mesmo sentido. O acidente aconteceu por volta das 13h40 na estação Palmeiras Barra Funda ,43 pessoas ficaram feridas segundo a companhia.


Este envolvendo um terceiro trem novo da série 7000,protagonista em acidentes atualmente.

.JB Neto/AE


Por fim,quantos acidente serão necessários para que a companhia invista em segurança operacional e prevenção de acidentes? o governo do estado e suas secretarias estão aptas a terem controle sobre os transportes sobre trilhos em São Paulo? quais as medidas que são tomadas e se são porque o efeito não é o esperado? são perguntas que ficam no ar e deixam um ar de incerteza se realmente é seguro trafegar pelas linhas da companhia paulista de trens metropolitanos.

Vale ressaltar que somos um grupo de admiradores ferroviários que acima de tudo presa pela imparcialidade em noticiar qualquer tipo de materia relacionada a ferrovia seja ela elogiando sugestionando ou criticando,focando em especial a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos,que não manifestou-se até o fechamento desta matéria.

S.A.C. Sociedade Amigos da CPTM

Pesquisa: Denis Castro.

Fontes, Wikipedia,blog CPTM em foco,e jornais folha de SP,DIÁRIO DE MOGI,R7 notícias,G1 notícias.



3 comentários:

  1. Gostei muito desta matéria. Até quando vamos ter que conviver com o desrespeito a vida. Pagamos impostos caríssimos e temos direito a segurança.
    Muitos estão pagando com a própria vida por causa da incompetência de alguns. Me desculpem a indignação, mas não posso esconder minha revolta já que estão tentando mascarar situações para culpar pessoas inocentes. No caso de Mogi um dos passageiros segue internado em estado grave e até o momento não recebemos nenhum apoio, seja do governo ou da prórpia cptm.

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  2. O Governo está fazendo isso errado, está mais do que provado que não adianta investir em trem novo sem capacitar as vias para recebê-los, de que adianta investir milhões em tecnologia para os novos trens trafegarem em velocidade menor que ha 20 anos atrás? O problema é que o trem moderno pode ser usado como vitrine pelo Governo, já a malha ferroviária fica embaixo dele e ninguém vai ver né Governador?

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  3. Mais um acidente agora há pouco na estação Itapevi (26/01/12), quando vai acabar isso meu Deus... Kd os líderes do governo para tomar alguma atitude? Sou moradora de Perus, será que eles irão esperar acontecer outra tragédia como foi no ano de 2000?

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