O VLT utilizou o antigo leito da Estrada de Ferro Sorocabana, o que barateou o custo do projeto, mas esse "barato", no final saiu caro, muito caro, custou a desativação do VLT.
Motivos:
- Falta de integração com integração com o sistema de transporte da cidade
- Estações mal localizadas
- Baixa demanda
- O sistema era "isolado" da cidade, longe de tudo
A estação Central (ponto inicial do VLT), ficava a 900 metros da Av Francisco Glicério o Centro da cidade, a linha teve apenas 8 KM, e terminava na Av. das Amoreiras, não tinha integração com o sistema de transportes da cidade, o que contribuiu muito para seu fim, também, por ter sido uma obra eleitoreira, pois, por coincidência ou não, as obras terminaram no fim do governo Quércia, e entregue pouco antes das eleições de 1990, quando Fleury ( do mesmo partido que Quércia) venceu as eleições para Governador de São Paulo.
Hoje, o sistema amarga em Campinas, desativado, servindo para prostitutas e usuários de drogas, salvo A estação Barão de Itapura, que hoje serve como cooperativa de reciclagem.
O sistema contou com 8 estações distribuídas por 8 km:
1) Estação Central
2) Estação Barão de Itapura
3) Estação Aurélia
4) Vila Teixeira
5)Parque Industrial
6) Estação Anhaguera
7) Estação Pompéia
8) Estação Campos Elísios
O VLT
Série 5700
Fabricado pela Cobrasma/BN, tinha como velocidade máxima 80km/h, vide a tabela abaixo:
Tipo Construtivo | Carro Articulado |
Material | Aço Carbono |
Eixos | 6 |
Comprimento | 25,476m |
Largura | 2,70m |
Altura | 3,80m |
Altura do Piso | 0,95m |
Bitola | 1.600mm |
Tensão da Catenária | 750V |
Potência do Motor | 2x268HP |
Relação de Transmissão | 5,1 |
Velocidade Máxima | 80km/h |
Peso do Carro Vazio | 37t |
Lotação Sentados | 59 |
Lotação em Pé | 195 (6 passageiros/m2) |
Aceleração/Desaceleração Tração | 1,0m/s2 |
Frenagem | 1,2m/s2 |
Frenagem de Emergência | 1,5m/s2 |
FONTES
]
Texto:
Adaptado de: Wikipédia e Fórum Skyscrapercity
Fotos:
Fórum Skyscrapercity, Wikipédia, e Site Estações Ferroviárias
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ResponderExcluirDevido aos problemas de trânsito intenso, a minha opinão seria ativar o VLT de Campinas novamente: reformar conexões já existentes (que estava em funcionamento em 1990 até 1995, hoje abandonada) e construir ramais ferroviários à área central e aos bairros mais populosos, implantando estações de transferência de passageiros. Aí, teria menos carros nas ruas e menos trânsito e mais pessoas no VLT de hoje do que nos anos 1990.
ResponderExcluirPARABÉNS PELA MATÉRIA.
ResponderExcluirBEM ILUSTRADA E ESCLARECEDORA.
RETRATA UMA VERGONHA DO POVO CAMPINEIRO, PROVOCADO POR POLITICOS INCOMPETENTES.
TENHO ADIMIRAÇÃO POR VCS JOVENS APAIXONADOS POR FERROVIAS.
QUE DEUS OS ABRNÇÕES, E QUE NÃO DESISTAM NUNCA
Acho que ao invés de terem abandonado o vlt da forma que abandonaram, deviam usá-lo para fazer a ligação entre Campinas e Jundiaí, passando por louveira valinhos vinhedo. A CPTM não precisaria comprar novos trens e sim reeletrificar o trecho. Não precisaria de muita coisa! Era só querer, mas eles não querem... esses desgraçados!
ResponderExcluirA salvação dos campineiros sera a implantação de um metro logo m breve!
ResponderExcluiré acho que deveriam reativar e estudar outras maneiras.. embaçado dinheiro jogado fora..
ResponderExcluirIsso tinha que ser um projeto já para essa campanha!!
ResponderExcluirsaudações! belas fotos, tomei a liberdade de copiar uma para ilustrar meu site eleitoral, sou candidato a vereador e uma de minhas propostas é levantar o debate sobre o VLT, mobilizando e levando a idéia para a população, através de debates e audiências públicas com especialistas e interessados no VLT, para pressionar a prefeitura a ressuscitar este projeto que considero a melhor solução para o trânsito de Campinas, um grande problema ambiental e social de nossa cidade... peço sua colaboração, pois pra tentar fazer isso, preciso antes ser eleito... para divulgar as idéias e propostas, criei um site eleitoral... obrigado e abraço
ResponderExcluirDaniel Coelho
http://www.CoelhoVoador.net
http://www.Coelho15911.com.br
Este sistema teve suas obras iniciadas em julho de 1990 na gestão do prefeito Jacó Bittar em parceria com o então governador Orestes Quércia, utilizando o antigo leito da E.F. Sorocabana para reduzir custos e tempo do projeto. No dia 23 de novembro deste mesmo ano iniciou-se a operação assistida do trecho entre as estações Barão de Itapura e Aurélia.
ResponderExcluirA inauguração oficial ocorreu somente no dia 15 de março de 1991 do trecho entre as estações Central e Vila Teixeira que funcionou gratuitamente durante dois anos no período da manhã. A inauguração comercial definitiva ocorreu somente no dia 22 de abril de 1993 e junto também foi entregue um novo trecho entre as estações Vila Teixeira e Campos Elíseos.
O traçado original era apenas um embrião do sistema que deveria continuar continuar por trilhos da antiga mogiana para outros bairros , tornando o sistema econômicamente viável. As composições começaram a circular em um leito que já existia, cada vagão tirava quatro ônibus do centro da cidade na época. Porém o imenso potêncial foi desprezado pelo prefeito sucessor de Jacó Bittar que era de outro partido político, o prefeito José Roberto Magalhães Teixeira do PSDB e seu vice Edivaldo Orsi que assumiu após sua morte, além das empresas de ônibus que não aceitaram um sistema integrado de transporte enterraram o VLT no dia 17 de fevereiro de 1995 .
Fonte wikipédia
Graças ao Sr Execelentíssimo José Roberto Magalhães Teixeira prefeito na época nós campineiros ficamos sem o VLT, pois este homen devolveu o VLT, alegando não haver gente suficiente para transportar, lembrando que faltavam apenas alguns quilometros menos de oito para ir até a região mais populosa de Campinas região dos dics e, segundo a imprensa este prefeito era um dos maiores acionistas das empresas de onibus.
ResponderExcluirmoro no jardim Miranda.
ResponderExcluirQual o nome da estação que tem aqui atras de casa?
Moro no condominio Don Nery, margeando a Anhanguera.
Só pra que vc saiba Marques o VLT de Campinas usava o leito desativado da sorocabana que se integrava com a Mogiana em Campinas, então se vc conhecesse o traçado vc ia ver que ele não se misturava com o transito, ele tinha horário sim, funcionava como metro, só não funcionou pq esse leito da Sorocabana era um corredor de carga, isso é com baixo fluxo para passageiros, se tivessem mantido até hj, talvez essas área estariam sido urbanizadas, diziam na época que o VLT ligava nada a lugar nenhum, sua estação final era muito longe do terminal metropolitano, se na época tivessem mudado o traçado final e feito a ultima estação integrando com o terminal metropolitano, Campinas hj teria seu metro ou VLT funcionando com novos traçados, pois quantidade de passageiros para isso ela tem. Entendeu marques o "santista"
ResponderExcluirAnselmo Seles
anselmoseles@gmai.com
deveria retornar o vlt de campinas pois foi gastado mto dinheiro publico neste transporte e uma que ajudaria mto a nossa cidade
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