Hoje em São Paulo estamos vivendo uma realidade interessante em matéria de ferrovias,principalmente na região metropolitana,onde os investimentos aumentaram e muito, o escoamento de cargas para o Porto de Santos e interior de São Paulo, traz consigo o enorme fator problemático que impede uma solução para o compartilhamento de vias de trens de passageiros com trens de carga.A concessão das ferrovias deu-se de tal forma que existe a norma do "Direito de Passagem" uma espécie de acordo e parágrafo incluso no contrato de concessão, as atuais linhas 7 ,8,10,11 e 12 da CPTM estão inclusas nas mais diversas rotas de trens de carga,e é ai que surgem as restrições sobre operadoras de trens de carga.
Permitindo assim passagens em horários distintos por "Janelas"*,Uma janela é um horário variável que flui de acordo com as condições de via e circulação para os trens de carga. Um exemplo disto é os horários de "rush" aonde os trens de carga não podem operar, apenas após a diminuição do fluxo de passageiros das atuais linhas dos trens de passageiros,esses horários ocorrem no percurso dos passageiros para ida ao trabalho e no retorno destes para os locais de origem.
De certa forma isso impede o desenvolvimento de ambas as ferrovias,tanto carga,quanto de passageiros, acordos são realizados entre as operadoras variando a necessidade de prioridade sendo permitido aquele que escoa mais a ter prioridade em sua linha arrematada ou concedida pelo governo federal por meio do programa de privatizações das ferrovias Brasileiras em 1996,(vide blog http://www.ilos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1119&Itemid=225)
Os investimentos trazem um desenvolvimento maior para diversas regiões e a demanda de passageiros passa a ser prioritária nas linhas da CPTM que são administradas pelo Governo do Estado de São Paulo,e surgindo essas restrições que visa a segurança e a integridade física permitindo assim uma viajem segura de ida e retorno destes passageiros através dos sistemas de transportes metropolitanos que são formados por Trens da CPTM,METRÔ e EMTU.no caso em ambas as operadoras os problemas também existem,no caso EMTU,o trânsito não apenas de veículos mas de Ônibus em corredores extensos,o Metro infelizmente com poucas linhas e conexões com demais linhas de trens, e por ai vai ,no caso da CPTM é a falta de segregação em suas linhas o que impede um desenvolvimento mais rápido,as operadoras investem nas mais diversas rotas e o governo federal não leva adiante o plano do governo estadual o ferroanel (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferroanel_Metropolitano_de_S%C3%A3o_Paulo) ,onde a parceria entre CPTM,MRS,ALL E RUMO LOGÍSTICA seria fundamental para o processo de crescimento destas operadoras,hoje essa é a realidade atual,aos poucos muitas coisas mudaram e mudam nos transportes metropolitanos. ACPTM é um exemplo desse crescimento,que procura acompanhar o o aumento da população e a necessidade em transportes de forma ainda que lenta ,mas que mostra resultados expressivos.
A ALL (América Latina Logística) a MRS Logística, e a mais recente empresa do setor a RUMO logística ,também notaram e sentiram juntas o crescimento da economia e o maior interesse dos extrangeiros em nossos produtos,tendo assim maior número de trens de carga circulando diariamente a caminho do porto de Santos ou a outros estados. e o investimento também ocorre nessas operadoras,a Rumo Logística é uma empresa recém criada pelo Grupo Cosan de Açúcar, a ALL transporta cargas em geral como, areia , açúcar , grãos, containers...a MRS logística é focada em Minérios, Grãos ,cargas em geral como por exemplo a celulose,bobinas , trigo...Cruzamos diariamente com esses trens em nossa região,mas vemos um exemplo de investimentos na segregação da linha 12 para os trens de Carga (vide Blog do Ricardo Guimarães http://diariodacptm.blogspot.com/2011/02/ibama-autoriza-segregacao-de-linha-da.html) .
É por essas e outras,observando tamanha a preocupação em relação ao aumento de demanda é que cada vez mais do que uma necessidade e torna-se uma obrigação investir nessa segregação e permitir melhor fluxo para os dois lados. O governo federal aumentaria ainda mais a arrecadação,e as empresas aumentariam e muitos os seus lucros..É esperar pra ver até onde serão os investimentos e se foram ou são realizados corretamente. O resultado é o que vemos no dia a dia....
Trem na fábrica da Alstom na região do bairro da Lapa em São Paulo Capital.
A Alstom teria que aumentar sua logística em montagem de trens de alta velocidade no Brasil sendo ela uma empresa que concorresse no leilão do T.A.V. "esta é uma das empresas que seguem nos estudos de entrar na disputa com um certo receio".
A CPTM estuda trajetos para os trens regionais ,mas não aguardará esse projeto do Governo federal por muito tempo para colocar seus projetos em prática,já que a demanda aumenta em São Paulo e a necessidade principalmente desse Trecho Campinas - São Paulo, e Santos - São Paulo , são fundamentais para o desenvolvimento dos transportes de passageiros que hoje são transportados por rodovias que seguem para esses lugares ou para trabalhar ou viajar.
.Estação de Campinas - São Paulo
Estação de Santos no Valongo,em estudos futuro terminal de trens da CPTM.
Seria interessante a estação do Valongo ser terminal de trens regionais e do VLT (Veículo leve sobre trilhos) de Santos que será também administrada pela C.P.T.M. ou E.M.T.U.
A região portuária em Santos já é bem movimentada com crescimento a cada ano de volumes carregados e descarregados em toneladas no Porto,sendo assim necessária a segregação em linha independente e exclusiva para trens de passageiros.
Muitas novidades virão por ai,vamos aguardar e veremos os resultados, só o tempo dirá o futuro de nossa ferrovia..
Por: Denis Castro
Permitindo assim passagens em horários distintos por "Janelas"*,Uma janela é um horário variável que flui de acordo com as condições de via e circulação para os trens de carga. Um exemplo disto é os horários de "rush" aonde os trens de carga não podem operar, apenas após a diminuição do fluxo de passageiros das atuais linhas dos trens de passageiros,esses horários ocorrem no percurso dos passageiros para ida ao trabalho e no retorno destes para os locais de origem.
De certa forma isso impede o desenvolvimento de ambas as ferrovias,tanto carga,quanto de passageiros, acordos são realizados entre as operadoras variando a necessidade de prioridade sendo permitido aquele que escoa mais a ter prioridade em sua linha arrematada ou concedida pelo governo federal por meio do programa de privatizações das ferrovias Brasileiras em 1996,(vide blog http://www.ilos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1119&Itemid=225)
Os investimentos trazem um desenvolvimento maior para diversas regiões e a demanda de passageiros passa a ser prioritária nas linhas da CPTM que são administradas pelo Governo do Estado de São Paulo,e surgindo essas restrições que visa a segurança e a integridade física permitindo assim uma viajem segura de ida e retorno destes passageiros através dos sistemas de transportes metropolitanos que são formados por Trens da CPTM,METRÔ e EMTU.no caso em ambas as operadoras os problemas também existem,no caso EMTU,o trânsito não apenas de veículos mas de Ônibus em corredores extensos,o Metro infelizmente com poucas linhas e conexões com demais linhas de trens, e por ai vai ,no caso da CPTM é a falta de segregação em suas linhas o que impede um desenvolvimento mais rápido,as operadoras investem nas mais diversas rotas e o governo federal não leva adiante o plano do governo estadual o ferroanel (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferroanel_Metropolitano_de_S%C3%A3o_Paulo) ,onde a parceria entre CPTM,MRS,ALL E RUMO LOGÍSTICA seria fundamental para o processo de crescimento destas operadoras,hoje essa é a realidade atual,aos poucos muitas coisas mudaram e mudam nos transportes metropolitanos. ACPTM é um exemplo desse crescimento,que procura acompanhar o o aumento da população e a necessidade em transportes de forma ainda que lenta ,mas que mostra resultados expressivos.
A ALL (América Latina Logística) a MRS Logística, e a mais recente empresa do setor a RUMO logística ,também notaram e sentiram juntas o crescimento da economia e o maior interesse dos extrangeiros em nossos produtos,tendo assim maior número de trens de carga circulando diariamente a caminho do porto de Santos ou a outros estados. e o investimento também ocorre nessas operadoras,a Rumo Logística é uma empresa recém criada pelo Grupo Cosan de Açúcar, a ALL transporta cargas em geral como, areia , açúcar , grãos, containers...a MRS logística é focada em Minérios, Grãos ,cargas em geral como por exemplo a celulose,bobinas , trigo...Cruzamos diariamente com esses trens em nossa região,mas vemos um exemplo de investimentos na segregação da linha 12 para os trens de Carga (vide Blog do Ricardo Guimarães http://diariodacptm.blogspot.com/2011/02/ibama-autoriza-segregacao-de-linha-da.html) .
É por essas e outras,observando tamanha a preocupação em relação ao aumento de demanda é que cada vez mais do que uma necessidade e torna-se uma obrigação investir nessa segregação e permitir melhor fluxo para os dois lados. O governo federal aumentaria ainda mais a arrecadação,e as empresas aumentariam e muitos os seus lucros..É esperar pra ver até onde serão os investimentos e se foram ou são realizados corretamente. O resultado é o que vemos no dia a dia....
Trem com retorno de Bauxita aguardando sinal na Estação de Francisco Morato . (antiga estação).
O Governo planeja executar o leilão do T.A.V. (trem de alta velocidade) Brasileiro que ligará Rio de Janeiro á São Paulo e Campinas,projeto de tamanha magnitude que empresas interessadas no projeto o vê com tamanha ousadia o projeto. vide site do Ministério dos transportes do Governo Federal sobre o T.A.V. http://www.tavbrasil.gov.br/default.asp.A Alstom demonstrou interesse no T.A.V. Brasileiro pouco acentuado,é possível que ela entre como parceira com outras empresas interessadas no projeto. o resultado veremos nesse processo de leilão marcado para Abril deste ano.
a CPTM não terá nenhuma problema na decisão e execução das obras, inclusive no trecho Campinas - São Paulo e a possível parada do em São José dos Campos pelo T.A.V.,investimento esse que segue em estudos pela CPTM para implantação de trens regionais, e projeto que seria abolido tendo esses investimentos transferidos para outros projetos em específico o Trem até Santos - SP e o trem até Sorocaba.
Trem na fábrica da Alstom na região do bairro da Lapa em São Paulo Capital.
A Alstom teria que aumentar sua logística em montagem de trens de alta velocidade no Brasil sendo ela uma empresa que concorresse no leilão do T.A.V. "esta é uma das empresas que seguem nos estudos de entrar na disputa com um certo receio".
A CPTM estuda trajetos para os trens regionais ,mas não aguardará esse projeto do Governo federal por muito tempo para colocar seus projetos em prática,já que a demanda aumenta em São Paulo e a necessidade principalmente desse Trecho Campinas - São Paulo, e Santos - São Paulo , são fundamentais para o desenvolvimento dos transportes de passageiros que hoje são transportados por rodovias que seguem para esses lugares ou para trabalhar ou viajar.
.Estação de Campinas - São Paulo
Estação de Santos no Valongo,em estudos futuro terminal de trens da CPTM.
Seria interessante a estação do Valongo ser terminal de trens regionais e do VLT (Veículo leve sobre trilhos) de Santos que será também administrada pela C.P.T.M. ou E.M.T.U.
A região portuária em Santos já é bem movimentada com crescimento a cada ano de volumes carregados e descarregados em toneladas no Porto,sendo assim necessária a segregação em linha independente e exclusiva para trens de passageiros.
Muitas novidades virão por ai,vamos aguardar e veremos os resultados, só o tempo dirá o futuro de nossa ferrovia..
Por: Denis Castro
Realmente,conviver com trens de carga em São Paulo com o movimento de trens de passageiros necessitando mais espaço fica complicado.
ResponderExcluirExistem certos contrastes com relação ao transporte de cargas, um exemplo é, a movimentação de trens de carga na Linha 8 que é pouco, com relação a Linha 7 que chega a ser constante, a solução seria o Ferroanel, mas ...
ResponderExcluirLinha 8 não tem tráfego de cargas porque os trens cargueiros saem do ramal tronco da Sorocabana em Mairinque e seguem até o porto pela Mairinque-Santos. Sem contar que as linhas da Sorocabana tem bitola métrica e a L8 hoje só tem bitola larga
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