segunda-feira, 21 de março de 2011

Trens em São Paulo "Região metopolitana"

 Trens Em São Paulo   (Região Metropolitana).

Hoje em São Paulo estamos vivendo uma realidade interessante em matéria de ferrovias,principalmente na região metropolitana,onde os investimentos aumentaram e muito, o escoamento de cargas para o Porto de Santos e interior de São Paulo, traz consigo o enorme fator problemático que impede uma solução para o compartilhamento de vias de trens de passageiros com trens de carga.A concessão das ferrovias deu-se de tal forma que existe a norma do "Direito de Passagem" uma espécie de acordo e parágrafo incluso no contrato de concessão, as atuais linhas 7 ,8,10,11 e 12 da CPTM estão inclusas nas mais diversas rotas de trens de carga,e é ai que surgem as restrições sobre operadoras de trens de carga.




 Permitindo assim passagens em horários distintos por "Janelas"*,Uma janela é um horário variável que flui de acordo com as condições de via e circulação para os trens de carga. Um exemplo disto é os horários de "rush" aonde os trens de carga não podem operar, apenas após a diminuição do fluxo de passageiros das atuais linhas dos trens de passageiros,esses horários ocorrem no percurso dos passageiros para ida ao trabalho e no retorno destes para os locais de origem.
De certa forma isso impede o desenvolvimento de ambas as ferrovias,tanto carga,quanto de passageiros, acordos são realizados entre as operadoras variando a necessidade de prioridade sendo permitido aquele que escoa mais a ter prioridade em sua linha arrematada ou concedida pelo governo federal por meio do programa de privatizações das ferrovias Brasileiras em 1996,(vide blog http://www.ilos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1119&Itemid=225)
Os investimentos trazem um desenvolvimento maior para diversas regiões e a demanda de passageiros passa a ser prioritária nas linhas da CPTM que são administradas pelo Governo do Estado de São Paulo,e surgindo essas restrições que visa a segurança e a integridade física permitindo assim uma viajem segura de ida e retorno destes passageiros através dos sistemas de transportes metropolitanos que são formados por Trens da CPTM,METRÔ e EMTU.no caso em ambas as operadoras os problemas também existem,no caso EMTU,o trânsito não apenas de veículos mas de Ônibus em corredores extensos,o Metro infelizmente com poucas linhas e conexões com demais linhas de trens, e por ai vai ,no caso da CPTM é a falta de segregação em suas linhas o que impede um desenvolvimento mais rápido,as operadoras investem nas mais diversas rotas e o governo federal não leva adiante o plano do governo estadual o ferroanel (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferroanel_Metropolitano_de_S%C3%A3o_Paulo ,onde a parceria entre CPTM,MRS,ALL E RUMO LOGÍSTICA seria fundamental para o processo de crescimento destas operadoras,hoje essa é a realidade atual,aos poucos muitas coisas mudaram e mudam nos transportes metropolitanos. ACPTM é um exemplo desse crescimento,que procura acompanhar o o aumento da população e a necessidade em transportes de forma ainda que lenta ,mas que mostra resultados expressivos.
A ALL (América Latina Logística) a MRS Logística, e a mais recente empresa do setor a RUMO logística ,também notaram e sentiram juntas o crescimento da economia e o maior interesse dos extrangeiros em nossos produtos,tendo assim maior número de trens de carga circulando diariamente a caminho do porto de Santos ou a outros estados. e o investimento também ocorre nessas operadoras,a Rumo Logística é uma empresa recém criada pelo Grupo Cosan de Açúcar, a ALL  transporta cargas em geral como, areia , açúcar , grãos, containers...a MRS logística é focada em Minérios, Grãos ,cargas em geral  como por exemplo a  celulose,bobinas , trigo...Cruzamos diariamente com esses trens em nossa região,mas vemos um exemplo de investimentos na  segregação da linha 12 para os trens de Carga (vide Blog do Ricardo Guimarães http://diariodacptm.blogspot.com/2011/02/ibama-autoriza-segregacao-de-linha-da.html) .
É por essas e outras,observando tamanha a preocupação em relação ao aumento de demanda  é que cada vez mais do que uma necessidade e torna-se uma obrigação investir nessa segregação e permitir melhor fluxo para os dois lados. O governo federal aumentaria ainda mais a arrecadação,e as empresas aumentariam e muitos os seus lucros..É esperar pra ver até onde serão os investimentos e se foram ou são realizados corretamente. O resultado é o que vemos no dia a dia....





                                          Trem com retorno de Bauxita aguardando sinal na Estação de Francisco Morato                   .                                         (antiga estação).



O Governo planeja executar o leilão do T.A.V. (trem de alta velocidade) Brasileiro que ligará Rio de Janeiro á São Paulo e Campinas,projeto de tamanha magnitude que empresas interessadas no projeto o vê com tamanha ousadia o projeto. vide site do Ministério dos transportes do Governo Federal sobre o T.A.V. http://www.tavbrasil.gov.br/default.asp.A Alstom demonstrou interesse no T.A.V. Brasileiro pouco acentuado,é possível que ela entre como parceira com outras empresas interessadas no projeto. o resultado veremos nesse processo de leilão marcado para Abril deste ano.
a CPTM não terá nenhuma problema na decisão e execução das obras, inclusive no trecho Campinas - São Paulo e a possível parada do em São José dos Campos pelo T.A.V.,investimento esse que segue em estudos pela CPTM para implantação de trens regionais, e projeto que seria abolido tendo esses investimentos transferidos para outros projetos em específico o Trem até Santos - SP  e o trem até Sorocaba. 






                            Trem na fábrica da Alstom na região do bairro da Lapa em  São Paulo Capital.


A Alstom teria que aumentar sua logística em montagem de trens de alta velocidade no Brasil sendo ela uma empresa que concorresse no leilão do T.A.V. "esta é uma das empresas que seguem nos estudos de entrar na disputa com um certo receio".
A CPTM  estuda trajetos para os trens regionais ,mas não aguardará esse projeto do Governo federal por muito tempo para colocar seus projetos em prática,já que a demanda aumenta em São Paulo e a necessidade principalmente desse Trecho Campinas - São Paulo, e Santos - São Paulo , são fundamentais para o desenvolvimento dos transportes de passageiros que hoje são transportados por rodovias que seguem para esses lugares ou para trabalhar ou viajar.


                                          .Estação de Campinas - São Paulo




                         Estação de Santos no Valongo,em estudos futuro terminal de trens da CPTM.
                      

Seria interessante a estação do Valongo ser terminal de trens regionais e do VLT (Veículo leve sobre trilhos) de  Santos que será também administrada pela C.P.T.M. ou E.M.T.U.
A região portuária em Santos já é bem movimentada com crescimento a cada ano de volumes carregados e descarregados em toneladas no Porto,sendo assim necessária a segregação em linha independente e exclusiva para trens de passageiros.
Muitas novidades virão por ai,vamos aguardar e veremos os resultados, só o tempo dirá o futuro de nossa ferrovia..


Por: Denis Castro

3 comentários:

  1. Realmente,conviver com trens de carga em São Paulo com o movimento de trens de passageiros necessitando mais espaço fica complicado.

    ResponderExcluir
  2. Existem certos contrastes com relação ao transporte de cargas, um exemplo é, a movimentação de trens de carga na Linha 8 que é pouco, com relação a Linha 7 que chega a ser constante, a solução seria o Ferroanel, mas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linha 8 não tem tráfego de cargas porque os trens cargueiros saem do ramal tronco da Sorocabana em Mairinque e seguem até o porto pela Mairinque-Santos. Sem contar que as linhas da Sorocabana tem bitola métrica e a L8 hoje só tem bitola larga

      Excluir