O Governo do Estado de São Paulo inaugurou, nesta segunda-feira (16/05), a estação Pinheiros do metrô. Essa é a quarta parada da Linha 4 – Amarela a entrar em operação comercial, junto com as estações Butantã, Paulista e Faria Lima, e funcionará inicialmente das 4h40 às 15h.
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, que participou da inauguração, a integração da nova estação do metrô com a estação Pinheiros da CPTM será realizada dia 2 de junho. “Com a integração, a linha passará a ter 240 mil passageiros por dia”, afirmou. Atualmente, a linha 4 transporta uma média de 40 mil passageiros por dia.
O acidente ocorrido na construção da estação em 2007, e que teve sete vítimas fatais, também foi lembrado pelo governador. “Nosso sentimento é de solidariedade pela tragédia ocorrida. Foi muito triste o que aconteceu. As famílias foram indenizadas, e quem pagou a indenização foi o consórcio responsável pelas obras”, relatou. Na ocasião, uma cratera de quase 80 metros de diâmetro se abriu no local, e atrasou a conclusão das obras.
Os veículos que trafegam na Linha 4 foram fabricados pelo consórcio Siemens e Hyunday-Rotem, e têm tecnologia driverless, que permite a operação sem condutor e reduz o tempo de intervalo entre trens. Além disso, a passagem entre os carros é livre, permitindo a circulação, e as plataformas são separadas dos trilhos por bloqueios de vidro, para maior segurança do usuário.
Com 70,6 quilômetros, a Linha 4 atualmente se integra à Linha 2 – Verde do metrô, que atravessa a Avenida Paulista, e é a primeira parceria público-privada em sistemas metroviários do país. A primeira fase de implantação da linha, sob concessão da Via Quatro, possui custo estimado de R$ 3,8 bilhões.
Fonte: revista ferroviária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário