segunda-feira, 4 de julho de 2011

Metrô SP: Justiça derruba liminar contra monotrilho

30/06/2011





A Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, nesta quarta-feira, 30, o fim da liminar que impedia a assinatura do contrato para a construção do monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligará o aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi.
A ação havia sido expedida pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah (Saviah), em dezembro, sob a alegação de a comunidade não tinha acesso aos estudos de impacto ambiental e de traçado detalhado.
O Metrô de São Paulo já anunciou, no dia 06 de junho, o nome da empresa vencedora da licitação internacional para fornecimento do monotrilho – a Scomi Engineering, da Malásia, que participa do consórcio Integração em conjunto com empresas como Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais. Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com a queda da liminar, o contrato será imediatamente assinado, e as obras podem começar um mês depois do previsto no cronograma.
A Linha 17-Ouro, orçada em R$ 3,17 bilhões, terá 21,5 km de extensão, passando por bairros como Brooklin, Morumbi e Paraisópolis. Estão previstas 19 estações no projeto do futuro ramal, que vai fazer conexão com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô. De acordo com o cronograma, a obra total deverá ser concluída em 42 meses, e o primeiro trecho – que ligará o aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da CPTM – em 34 meses.



Foto: Denis Castro.
Texto: Revista Ferroviaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário