Mudança foi anunciada pelo governador de SP em obra de integração com a CPTM
Ana Letícia Leão, do R7
Daia Oliver/ R7
- Antes elas funcionavam das 4h40 às 15h, mas a partir de hoje estenderemos para às 21h.Eles embarcaram na estação Pinheiros e desceram na estação Hebraica nesta manhã.Também nesta manhã, o governador afirmou que vai antecipar a entrega das estações Luz e República da CPTM para a primeira quinzena de setembro deste ano. A previsão inicial de entrega estava marcada para novembro. Alckmin afirmou que, também a partir de setembro, as três novas estações, Pinheiros, Luz e República vão operar até a 0h, inclusive aos finais de semana.
- A medida vai beneficiar 150 mil usuários por dia.
Desde sua inauguração, em maio de 2010, a linha 4-Amarela funciona em horário de testes. Inicialmente, as estações funcionavam das 8h às 15h. Desde o dia 2 de maio deste ano, a abertura das estações foi antecipada para as 4h30. Pouco antes disso, em março, o secretário Fernandes já havia anunciado que o horário de fechamento das estações da linha 4 seria ampliado até a 0h30 ainda no primeiro semestre deste ano.
A partir desta quarta-feira, os passageiros poderão fazer a integração entre o Metrô e os trens da CPTM por meio de quatro escadas rolantes e um elevador específico para deficientes, idosos, pessoas com crianças de colo e gestantes.
Rodoanel
O governador afirmou que deve publicar, ainda neste mês, um edital para poder começar as obras públicas do trecho norte do rodoanel, que será feito com um terço de recursos federais e dois terços de estaduais. A previsão é de que as obras comecem até dezembro.
- O rodoanel tira o trânsito de passagem de São Paulo. Então, hoje, quem vem do Rio, como as cargas que vão para o porto de Santos, tem que passar por dentro de São Paulo. [Com o rodoanel], vai melhorar o trânsito e a qualidade do ar.Linha 4-Amarela
Anunciadas em abril de 2004, as obras da linha 4-Amarela do Metrô começaram de fato em 2007, após intenso processo de desapropriação das áreas que receberam as estações. Ao todo, o trajeto deverá ter cerca de 12,8 km, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao Morumbi, na zona sul.
O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até a metade de 2014.
A partir desta quarta-feira, os passageiros poderão fazer a integração entre o Metrô e os trens da CPTM por meio de quatro escadas rolantes e um elevador específico para deficientes, idosos, pessoas com crianças de colo e gestantes.
Rodoanel
O governador afirmou que deve publicar, ainda neste mês, um edital para poder começar as obras públicas do trecho norte do rodoanel, que será feito com um terço de recursos federais e dois terços de estaduais. A previsão é de que as obras comecem até dezembro.
- O rodoanel tira o trânsito de passagem de São Paulo. Então, hoje, quem vem do Rio, como as cargas que vão para o porto de Santos, tem que passar por dentro de São Paulo. [Com o rodoanel], vai melhorar o trânsito e a qualidade do ar.Linha 4-Amarela
Anunciadas em abril de 2004, as obras da linha 4-Amarela do Metrô começaram de fato em 2007, após intenso processo de desapropriação das áreas que receberam as estações. Ao todo, o trajeto deverá ter cerca de 12,8 km, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao Morumbi, na zona sul.
O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até a metade de 2014.
Problemas
A construção da linha 4-Amarela do Metrô foi marcada por diversos problemas. O mais grave deles ocorreu justamente nas obras da estação Pinheiros em 12 de janeiro de 2007. A área desabou, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas.
As buscas pelas vítimas duraram 13 dias. Os mortos identificados foram o motorista do micro-ônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anosa passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos, e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos. Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos, o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.
As buscas pelas vítimas duraram 13 dias. Os mortos identificados foram o motorista do micro-ônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anosa passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos, e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos. Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos, o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.
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