segunda-feira, 4 de julho de 2011

Passeio turístico pela Estrada de Ferro Perus-Pirapora EFPP

IFPPC
A viagem, que passa por um trecho restaurado, tem a duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa.
O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou recentemente o passeio turístico em um trecho de 6 quilômetros (ida e volta) na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Ele acontece aos domingos, a partir das 10h00, com agendamento prévio, em autênticas locomotivas a vapor, circundando parte da mata atlântica que ainda está preservada.
A novidade faz parte do processo de revitalização que vem sendo feito, desde 2000, pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) – uma associação sem fins lucrativos.
O grupo, formado por amantes da ferrovia, tem a posse de 15 dos 20 km de ferrovia e todo o acervo de material rodante da antiga ferrovia, tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.
Além do trecho citado, dos quais 3 km estão recuperados para o tráfego, o IFPPC ainda dispõe de outras três locomotivas, um carro de passageiros, um trolei de linha e mais 4 km de linha com possível tráfego leve.
De acordo com informações do blog www.peruspirapora.blogspot.com, para a reativação da linha, existente desde 1914 e paralisada em 1983, foi preciso localizar os trilhos cobertos pela terra e recolocar as peças que estavam danificadas. Os trabalhos de restauração começaram em 2001 e englobaram também os vagões e os seus pontos de partida e chegada.
A estrada foi construída inicialmente com o objetivo de atender aos arranha-céus e grandes obras da década de 30, não apenas de São Paulo, mas de todo o país. Desta maneira, por ali foram transportados muitos passageiros e inúmeras toneladas de cal, pedra calcária e cimento produzidos na antiga fábrica que existia em Perus.
O passeio é uma oportunidade de conhecer todo este contexto e entender a importância de se valorizar e investir no local, para manter viva a sua história. Ele tem duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa. Ao todo são três partidas por domingo no trecho que vai desde o Parque Anhanguera até o Rio Juqueri. No entanto, é necessário agendamento pelos telefones 3917-0088 ou 2876-2774.

Nenhum comentário:

Postar um comentário