quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As obras da estação Luz.







Localizada no bairro da Luz, na cidade deSão PauloBrasil. Integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa, uma instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, inaugurada em 2006.





A estação foi construída no fim do século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, assim como de se constituir na parada paulistana de sua linha ferroviária, a qual ia de Santos, no litoral do estado, aJundiaí, no interior. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada à cidade de São Paulo. Sua maior importância, no entanto, era na condição de infra-estrutura econômica para o país: por ali passava o café a ser exportado no porto de Santos, assim como também ali chegavam bens de consumo e de capital importados que abasteciam a cidade (em uma fase ainda pouco industrializada).


A atual estação foi construída entre 1900 e 2010, no lugar da original Estação da Luz de 1867. Presumivelmente escolhida em um catálogo inglês pelas autoridades locais, a estrutura metálica de ferro fundido que lhe dá sustentação foi trazida da Inglaterra, por meio de peças pré-moldadas e montada aqui - a alvenaria da estação, no entanto, é de origem local. Seu projeto é atribuído ao engenheiro inglês Henry Driver, sendo similar à Flinders Street Station, uma estação existente em MelbourneAustrália.

                                           Saguão antes do incêndio.
                                           Incêndio que culminou com o saguão original da estação.

Na década de 1940 a estação sofreu um incêndio e após a reforma, foi-lhe adicionado um novo pavimento no bloco administrativo. A partir deste período, o transporte ferroviário entrou em um processo de degradação no Brasil, assim como o bairro da Luz, levando a Estação a igualmente degradar-se.

               
                Obras de modernização da estação Luz.


Nas décadas de 1990 e 2000 passou por uma série de reformas, uma das quais encabeçada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha — que teve como intenção adaptá-la a receber o Museu da Língua Portuguesa.

                                           Restauro das paredes em andamento.
                                           Restauros das Paredes Finalizadas.
                                           Restauro das Paredes Finalizadas.
A obras de modernização da estação Luz ,o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) acompanhou de perto todas a etapas de restauro e modernização da estação Luz em São Paulo.
Uma das principais exigências era manter as características originais , recentemente trabalhadores ainda davam os últimos retoques nas paredes externas sendo concluída uma das  últimas etapas.

Atualmente as Linhas 7,10 e 11 da Companhia que chegam a estação passam por modernização de sistemas de sinalização e de aparelhos de mudanças de via.
                                           Obras nas Linhas 7 Rubi  e 10 Turquesa
                                            Obras nas Linhas 7 Rubi  e 10 Turquesa

As obras devem ser concluídas no mês de setembro pouco antes da inauguração da estação Luz Linha 4 do Metrô que também se liga a estação.


Matéria: Denis Castro.
Fotos: Denis Castro e site estações ferroviárias.
Pesquisa: Denis Castro
Fonte: Revista Ferroviária,Iphan e Wikipédia



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