terça-feira, 15 de março de 2011

Nostalgia Ferroviária


Estação Roosevelt Atual Estação Brás.





Estação Vila Matilde.

Estação Operacional CBTU (Companhia Brasileira de trens Urbanos)






Estação Carlos de Campos CBTU.


Vale ressaltar que as estações da era CBTU embora já em uma era onde tudo era precário, ainda mantinha-se características da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil,a arquitetura das estações na era da Central sempre tiveram características de obras de arte,haja visto que o concreto armado antes não muito popular começou a ser adotado pelos arquitetos das estradas de ferro,destaca-se em meio a estas características a Estação Roosevelt (Atual Brás) e suas antigas plataformas.Trens da CPTM hoje percorrem trechos da antiga EFCB em São Paulo,é possível ainda notar essa inserção urbana e a chegada do progresso e modernidade inclusive nas linhas da companhia,Algumas estações que não foram tombadas pelo patrimônio artístico não foram preservadas e foram demolidas ou modificadas para atender a demanda atual,muitos aprovaram , mas muitos pesquisadores e historiadores ainda criticam o fato dessa inserção trazer tantos prejuizos á história da ferrovia no País.
Muitos trens não apenas de suburbio,mas procedentes do Rio de Janeiro faziam suas paradas em algumas destas estações em sua maioria,o denominado Expresso Santa Cruz era um deles e partia da estação Roosevelt inicialmente e posteriormente, partia da Estação Luz, Circulou diariamente de 1950 a 1990. Anos depois em 1993 passava a circular o trem de Prata que deixoi de circular em 1998.
O último Trem de Prata partiu na noite de 29 de Novembro de 1998 da antiga estação Barra Funda (da EFSJ) chegando à estação Barão de Mauá (Leopoldina) na manhã de 30 de novembro.
Hoje as antigas estações da Estrada de Ferro Central do Brasil em São Paulo nos deixa lembranças do que foi uma era saudosa e agonizante era de falta de investimentos na ferrovia nos estado de São Paulo , a CPTM mudou muita coisa pra melhor, mas muita coisa ainda assim deverá acontecer pra melhor ainda no decorrer dos anos,seja com a CPTM ou com os modernos trens de alta velocidade que tanto se fala,mas a ferrovia antiga jamais será a mesma,isso é fato.
A cada dia espera-se uma retomada aos trens Regionais pela CPTM resta saber ..quando de fato isso vai acontecer e que mudanças vai gerar na arquitetura e design das antigas estações hoje desativadas pelo interior do estado.

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