domingo, 26 de junho de 2011

BIBLIOTECA DA ESTAÇÃO BRÁS COMEMORA 2 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS

No início deste mês, a biblioteca "Embarque na Leitura", localizada na estação Brás da CPTM, completou dois anos de funcionamento. Desde a sua inauguração, em junho de 2009, a biblioteca já registrou 3.299 associados que pegaram o total de 31.165 livros emprestados. Inserido no cotidiano de mais de 400 mil usuários que passam pela estação todos os dias, o projeto oferece um acervo de 2.814 títulos dos mais diversos gêneros, desde literatura, autoajuda, infanto-juvenil, até filosofia, religião e linguística.

A biblioteca é uma facilidade para aqueles que sem desviar do seu percurso podem passar pelo local, escolher um livro e já desfrutar da leitura durante o caminho. Os leitores avaliam positivamente esta iniciativa e contam histórias interessantes sobre o contato que adquiriram com a leitura graças ao projeto. Entre eles está Valdir Ortiz, 58 anos, desenhista de estampas de camisetas, que entre o caminho de casa para o trabalho, descobriu o "Embarque na Leitura". Até o mês de abril, ele era o usuário que pegou mais livros emprestados na unidade da estação Brás, já são 58 títulos. O mais surpreendente é que Valdir também tem uma coleção particular em casa e costuma pegar mais livros em outras estações, como Paraíso e Tatuapé.

Valdir lê em média um livro por semana, a maioria de ficção. "A leitura tem que ser rápida, mas sem pular nada. É ler de verdade". Ele costuma reler com entusiasmo os livros que gosta, como se fosse sempre uma novidade. Já perdeu a conta de quantas vezes leu o seu preferido, Fundação, de Isaac Asimov. Na biblioteca da estação Brás, o campeão da leitura é um velho conhecido dos funcionários. "Ele devora o livro, nós aqui já sabemos até o que ele gosta de ler", comenta a gerente Priscila Valverde Macedo Pinheiro.

Outros usuários também dão a sua opinião sobre o projeto: "Acho boa esta oportunidade, principalmente, para quem não tem poder aquisitivo", comenta Patrícia de Oliveira Passos, enquanto fazia o seu cadastro na biblioteca por indicação de um colega. Para Silvana Amorim Martins, o "Embarque na leitura" permitiu-lhe colocar em prática o hábito de ler, algo que costumava fazer na adolescência. "Como eu ando muito tempo no trem e ônibus, eu fico sem fazer nada e aproveito para ler. Acho super útil e prático", diz. A gerente da unidade afirma que a biblioteca inseriu uma novidade na vida dos usuários. "Dá para perceber que as pessoas estão adquirindo o costume da leitura", comenta Priscila Pinheiro.

Informações
O "Embarque na Leitura" é idealizado e gerido pelo Instituto Brasil Leitor, que tem apoio do Metrô, da CPTM e do Ministério da Cultura. São cinco bibliotecas que emprestam livros, nas estações Paraíso, Tatuapé, Luz e Santa Cecília, do Metrô, e Brás, da CPTM.

O leitor pode retirar um livro por vez. O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os livros devem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados no prazo de 10 dias. A devolução pode ser realizada no horário de funcionamento ou na caixa coletora localizada na lateral, no período que a biblioteca está fechada. É possível renovar o empréstimo por duas vezes, pessoalmente, com a apresentação da carteirinha.

Para se cadastrar o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF [original e cópia], comprovante de residência recente [original e cópia] e foto 3x4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Os leitores recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos, tudo gratuitamente.






Do Site CPTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário