terça-feira, 28 de junho de 2011

Horário da Linha 4-Amarela será ampliado

27/06/2011 - Jornal da Tarde
O Metrô de São Paulo vai expandir nesta quarta-feira o horário de funcionamento da Linha 4-Amarela, que liga o Butantã, na zona oeste, às imediações da Avenida Paulista, na região central. Questionada, a estatal não informou na segunda-feira se a operação passará a ser feita até a meia-noite, como no restante do sistema, ou se acabará antes. Porém, vários funcionários das estações Butantã e Pinheiros disseram que o fechamento será às 21h.
Hoje, as quatro paradas da linha – Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista – ficam abertas das 4h40 às 15h, de segunda a sexta-feira. A decisão sobre a hora exata do encerramento das atividades comerciais da Linha 4 deve passar pela política. A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) quer antecipar a abertura das estações República e Luz, no centro, de outubro para setembro, como o Jornal da Tarde adiantou no início do mês.
Para isso, segundo fontes, mais testes operacionais devem ser feitos na linha como um todo, o que prevê um horário de abertura menor das estações já entregues. Algo semelhante ocorre desde março na Linha 2-Verde nas estações Tamanduateí e Vila Prudente, onde a avaliação do desempenho de um novo sistema de sinalização, o CBTC, é feita após o fechamento das duas paradas, às 21h.
Alckmin ainda deve bater o martelo sobre a hora do fim do expediente da Linha 4, que já está habilitada para funcionar até a meia-noite, segundo o consórcio privado ViaQuatro, que a administra.
O governador deve anunciar o horário em um evento previsto para as 11h de amanhã na Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde será inaugurada uma nova plataforma, mais moderna do que a atual. Ela se liga ao Metrô por uma passarela. “A Linha 4 é importantíssima pela integração”, disse Alckmin nesta segunda-feira.
Passageiros do Metrô esperam ansiosos pela ampliação do funcionamento da Linha 4, que, desde a sua abertura, em maio de 2010, opera em horário reduzido. “Vir de ônibus para o Butantã demora muito no fim da tarde”, afirmou o universitário Luiz Marcelo dos Reis, de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário