quinta-feira, 28 de julho de 2011

Definidas as estações do Metrô ABC



"O sonho do metrô no ABC virou realidade", afirmou Orlando Morando, líder do PSDB e relator especial do projeto de lei que autoriza o empréstimo de R$9,3 bilhões, do governo estadual, para investimentos em transportes.
A Linha do Metrô ABC-SP, que será batizada como Linha 18 Bronze, passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo, terá 20 quilômetros de extensão, 19 estações. A previsão é que atenda cerca de 400 mil usuários diariamente. As obras estão previstas para o início do próximo ano. A expectativa é que, em 2014, o Metrô da Linha ABC já esteja em funcionamento.
Neste momento, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) está em fase de projetos da parte civil e de sistemas (estações e pátios).
As estações por onde o Metrô ABC passará já foram definidas. Entretanto, cinco delas, serão construídas apenas na segunda fase do projeto, quando o veículo chegará até o Grande Alvarenga, em São Bernardo. Outra questão que merece destaque é que três delas ficarão próximas a centros universitários da região: Rudge Ramos, Mauá e Fundação Santo André.
Confira as estações:
Primeira fase
São Paulo - Tamanduateí
São Caetano " Carioca, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas e Mauá
São Bernardo " Rudge Ramos, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço Municipal
Segunda Fase
São Bernardo " Djalma Dutra, Praça Lauro Gomes, Ferrazópolis, Café Filho, Capitão Casa e Alvarenga
omorando@al.sp.gov.br
Autor: Da assessoria do deputado Orlando Morando

Pesquisa: Ricardo Guimarães,imagem Denis Castro

17 comentários:

  1. Cadê Santo André? Só vai ter a estação da Fundação?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade deveria ser Estação BC ( São Bernardo e São Caetano). Tem muita estação de metro em São Bernardo e São Caetano e cade Santo André, somente a Fundação e muito pouco para atender está região.

    ResponderExcluir
  3. Não queremos o VLT elevado na Av Aldino Pinotti.
    É um absurdo uma regiao nova e revitalizada com bairro residencial de alto padrao e milhares de familias serem prejudicadas pelo barulho e falta de privacidade que o trem elevado irá causar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bairro residencial de alto padrão?! UUHH! ruim né?

      Excluir
    2. Alto padrão é Suiss Park amigo...localize-se

      Excluir
    3. Então só as áreas de "Baixo e médio padrão podem ser desabitadas ?, os pobres que se lasquem né ?

      Excluir
    4. va se ferrar playboyzinho idiota...

      Excluir
  4. Mauá sim precisa de um metrô para atender sua população...só o trem não da conta...vamos aumentar essa linha ai governador..

    ResponderExcluir
  5. Quando vamos ver o projeto e onde passara a linha.

    ResponderExcluir
  6. Ríducula essa história de chamarem VLT de Metrô!
    VLT é uma coisa, METRÔ é outra! As linhas 1,2,3 e 4 sim possuem trens e infra-estrutura de Metrô!
    E aê PSDB onde estão os investimentos para se Metrô de verdade? Onde estão os investimentos para enfim ampliarem a Linha 5? Melhorar a infra-estrutura e modernizar os trens da Linha 10 que essa atende o Grande ABC?
    Essa história de VLT como Metro num passa de mais um Fura-Fila q só vai roubar o meu e o dinheiro dos contribuentes q tantos se expremem e são transportados como lixo pelo transporte urbano de São Paulo!

    ResponderExcluir
  7. Santo andré é a maior cidade do abc e nao tem metro... Ridiculo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Bernardo do Campo tem 408,45 km² e sua população de acordo com Censo do IBGE de 2010, é de 765.203 habitantes. Já Santo André tem possui oi de 673.396 habitantes e ocupa uma área de 175 km².
      Apenas a título de informação...

      André Gustavo

      Excluir
  8. Na verdade, o projeto foi aprovado no início de 2011 e já não contava com Santo André no projeto, ainda que a Fundação Santo André foi adicionada a linha de São Bernardo. Sou moradora de Santo André e gostaria muito de que o metrô chegasse aqui, mas não consta no projeto aprovado. Espero que ao menos sejam criadas novas linhas de ônibus intermunicipais que liguem Santo André a essas estações.

    Acho que quem elaborou o texto não soube se expressar, mas o VLT é um projeto paralelo ao metrô no ABC. O VLT do ABC seguirá o mesmo percurso da linha 10-turquesa, porém com paradas apenas nas estações de maior movimento, este é o que a CPTM chama de Expresso do ABC. Enquanto o metrô do ABC é uma linha nova, que será construída com a tecnologia das linhas do metrô de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade o vlt sera construido para atender sao bernardo por nao existir estacao da cptm,santo andre ja possui atendimento pela cptm,sem falar do expresso abc que sera implantado,o projeto do vlt seguiria pela via anchieta,mas o prefeito de santo andre conseguiu mudar o trajeto,que na verdade achei que ficou melhor,pois tambem passara pela fundacao santo andre,ahh existe um projeto de vlt para santo andre saindo da antiga estacao pirelli,para o aeroporto de guarulhos,so que..ainda e projeto,quem sabe ne

      Excluir
  9. Ate agoraw nao vi nenhuma deste metro... alguem ae tem alguma novidade dessa noticia???

    ResponderExcluir
  10. alguem sabe informar, onde será a estação Djalma Dutra?porque para mim não tem sentido termos 3 estações "muito próximas" ou seja, Paço Municipal - Djalma Dutra - Ferrasópolis.
    Teria mais sentido;
    Paço Municipal - Pça Lauro Gomes - Ferrasópolis
    Por conta da logística, atenderia um número muito maior de pessoas, comércio etc...
    wilson

    ResponderExcluir