Expresso que liga Metrô Luz ao terminal Guarulhos ainda não saiu do papel.
Liminar trava monotrilho que liga Morumbi ao Aeroporto de Congonhas.
Prefeitura e governo de São Paulo apontam investimentos no entorno do futuro estádio do Corinthians e na malha de trens e do Metrô como as principais obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Representantes governamentais se dizem otimistas com o cumprimento dos prazos e com o legado das obras, necessárias mesmo sem a realização do evento esportivo.
Entretanto, pendências judiciais e a indefinição a respeito do Trem de Alta Velocidade (TAV) mantém no papel os planos de promover ligações entre os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos com a rede metroferroviária.
PROJETO | DESCRIÇÃO | CUSTO | SITUAÇÃO |
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Metrô Linha 2 Verde: Trecho Vila Prudente - Cidade Tiradentes (Monotrilho) | Extensão da Linha 2 – Verde, da Estação Vila Prudente até Cidade Tiradentes, com extensão de 24,4km e construção de 17 estações. | R$ 2,464 bilhões | Em execução |
Metrô Linha 4 Amarela: Trecho Vila Sonia - Luz (Fases I+II) | Implantação de nova linha em subterrâneo com extensão de 14,2km, ligando a Estação Luz, na área central à Vila Sonia, na zona oeste, com 11 novas estações. Fase I: 6 estações e Fase II: 5 estações. | R$ 5,645 bilhões | Em Execução |
Metrô Linha 5 Lilás: Trecho largo 13 - Chacara Klabin | Implantação do trecho entre a Estação Largo 13 e a Estação Chácara Klabin, com extensão de 11,75km e construção de 11 novas estações. | R$ 6,456 bilhões | Em Execução |
Metrô Linha 17 Ouro: Trecho Jabaquara - Morumbi (Monotrilho) | Novo sistema de transporte sobre trilhos, ligando a Estação Jabaquara da Linha 1-Azul à Estação São Paulo/Morumbi da Linha 4 do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas, Estação Agua Espraiada da Linha 5 - Lilás e Estação Morumbi da Linha 9 da CPTM. Extensão total de 18,1km e 19 estações. | R$ 3,175 bilhões | Em Execução (aguardando julgamento de recurso) |
Metrô Modernização/ Reforma de Trens/ Sinalização | Linha 1 Azul Modernização total, reforma de 52 trens, implantação do sistema de sinalização CBTC; Linha 2 – Verde: Modernização do trecho Vila Madalena – Alto do Ipiranga, reforma de 11 trens, sinalização CBTC; Linha 3 – Vermelha: Modernização total, reforma de 47 trens, sinalização CBTC | R$ 2,6 bilhões | Em Execução |
Expresso Aeroporto | Implantação de transporte ferroviário (ponto-a-ponto) ligando o centro de São Paulo (Estação da Luz) ao Aeroporto de Guarulhos, com percurso de 28,3 km. Implantação da Linha 13 (Jade) - Trem de Guarulhos, com extensão de 20,8km, saindo da Estação Brás, em São Paulo até o Terminal Intermodal do Cecap, em Guarulhos. | R$ 2,125 bilhões | Projetado (depende de definição sobre TAV e modelagem) |
CPTM Modernização da Linha 7 Rubi | Modernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato/ Jundiaí). Aquisição de 43 novos trens e modernização de 20 trens. | R$ 4,328 bilhões | Em Execução |
CPTM Modernização da Linha 8 Diamante | Modernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 8 - Diamante (Julio Prestes - Amador Bueno). Aquisição de 24 novos trens e modernização de 12 trens. | R$ 2,429 bilhões | Em Execução |
CPTM Modernização da Linha 9 Esmeralda | Modernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajau). Construção de 3 novas estações (Grajaú, Autódromo e Interlagos). Aquisição de 8 novos trens. | R$ 1,966 bilhões | Em Execução |
CPTM Modernização da Linha 10 Turquesa | Modernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 10 – Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra). | R$ 1,256 bilhões | Em Execução |
CPTM Modernização da Linha 11 Coral | Modernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 11 – Coral (Luz – Estudantes). Aquisição de 9 novos trens e modernização de outros 5 trens. | R$ 1,692 bilhões | Em Execução |
PTM Modernização da Linha 12 Safira | Modernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana). Aquisição de 20 novos trens. | R$ 2,395 bilhões | Em Execução |
CPTM Expresso ABC | Propiciar à população da RMSP e principalmente do ABC, um transporte de massa mais seguro, rápido e confortável. | R$ 1,269 bilhões | Projetado ( a viabilizar com recursos do PAC II |
Plano de Desenvolvimento da Zona Leste | |||
PROJETO | DESCRIÇÃO | CUSTO | SITUAÇÃO |
Alças de Acesso da Avenida jacu - Pêssego com a Nova Radial | Novas Alças de Ligação no Cruzamento da Avenida jacu - Pêssego com a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Marginal) | R$ 94 milhões | Em elaboração |
Avenida de Ligação Norte - Sul, Trecho Avenida Itaquera - Nova Radial | Nova Avenida de Ligação Norte - Sul, no Trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM | R$ 127 milhões | Em elaboração |
Ligação Norte-Sul com Av. Miguel I. Curi | Nova avenida , articulando a ligação Norte - Sul, com a Avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da Sabesp existente | R$ 22 milhões | Em elaboração |
Passagem em desnível na Radial Leste | Passagem em desnível na Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste) no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM. | R$ 68 milhões | Em elaboração |
Adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado | Adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado | R$ 5 milhões | Em elaboração |
Atividades Gerais | Elaboração de projetos, desapropriação, interferências | R$ 162 milhões | Em elaboração |
O secretario estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo e coordenador do Comitê Estadual da Copa do Mundo 2014, Emanuel Fernandes, disse ao G1que as obras de mobilidade sob responsabilidade do governo estadual no entorno do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, não sofrerão atrasos.
Fernandes fez um levantamento segundo o qual os investimentos em mobilidade urbana que beneficiam a operação Copa 2014 alcançam a cifra de R$ 37,8 bilhões, sem contar os investimentos em obras viárias do plano de desenvolvimento da Zona Leste, feitas em convênio entre o governo estadual e a Prefeitura de São Paulo, que alcançam a soma de R$ 478 milhões.
Entre os novos empreendimentos previstos estão a construção de um acesso entre o estádio e a Avenida Jacu-Pêssego, que dá acesso ao trecho Sul do Rodoanel Mário Covas e com as rodovias Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias. Também está proposto o alargamento da Avenida Radial Leste, ligação entre o estádio e a região central de São Paulo.
"As obras no entorno do Corinthians não estão atrasadas e vão ficar prontas muito antes, mais de um ano antes. Essas obras têm 18 meses", disse o secretário. "As outras obras de mobilidade - que são a substituição do sistema de controle de trens - essas já faz algum tempo que estão sendo contratadas. Até 2012, comecinho de 2013, tudo estará pronto. Isso não é exclusivo para a Copa, é uma coisa que já vinha", afirmou Fernandes.
O secretário afirmou que a construção do expresso Aeroporto - ligação entre o Metrô Luz e o Aeroporto Internacional de Guarulhos ainda depende da definição ou não sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV). Isso porque o TAV, que conta com apoio do governo federal e do governo paulista, também prevê a ligação com o Aeroporto de Guarulhos. "Se tiver o TAV, não sai. Se não tiver, sai", afirmou Fernandes. Questionado sobre o status do TAV, o Ministério dos Transportes informou na sexta-feira que as empresas que disputam a licitação para o TAV devem apresentar propostas em 11 de julho e o leilão para escolha da proposta vencedora será realizado em 29 de julho.
A licitação para escolha das empresas concessionárias responsáveis pela construção do Expresso Aeroporto e por sua exploração comercial fracassou por causa da insegurança dos investidores, uma vez que não está claro se o Trem de Alta Velocidade (TAV) será construído ou não.
Diante disso, o modelo da concessão do Expresso Aeroporto passou por reavaliação pelo governo do estado e deve ser separado de outra alternativa que vem sendo considerada nos planos estratégicos do governo paulista, o Trem de Guarulhos - Linha 13.
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, o governador Geraldo Alckmin pediu ao Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (PED) a desvinculação do projeto da Linha 13 da concessão do Expresso Aeroporto.
O modelo inicial previa que o concessionário do Expresso Aeroporto, executasse as obras do elevado que atenderia as duas linhas. Essa desvinculação dos projetos solicitada por Alckmin permitirá que a CPTM inicie a contratação dos projetos básico e executivo, uma vez que já há o projeto funcional e a licença ambiental, para a implantação do Expresso Guarulhos.
Ex-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo e integrante da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Chico Macena (PT) reclama da demora na definição do Expresso Guarulhos, segundo ele, uma obra fundamental para a Copa, mas afirma que ainda dá tempo de concluir o projeto a tempo.
"O trajeto segue uma rota ferroviária e tem um pedaço pequeno de prolongamento, acho que dá tempo", afirmou. Para Macena, as obras propostas pelos governos estadual e municipal são suficientes para levar público ao Itaquerão. "Temos Metrô e trem, que são capazes de suportar esse acréscimo de 65 mil torcedores. O problema é que o jogo em si é um evento pequeno. Temos que pensar em como garantir a mobilidade de turistas durante todo o evento", afirmou.
Linha Ouro - Congonhas - Metrô
O estádio do Corinthians é cotado para sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo desde 1º de março deste ano depois que a Fifa oficializou a proposta e abandonou a ideia de sediar a abertura no estádio Cícero Pompeu de Toledo, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. A mudança da sede provoca o deslocamento de prioridades, mas a principal delas - a construção da Linha Ouro do Metrô, monotrilho que liga o Morumbi ao Jabaquara, permanece no topo da lista.
O estádio do Corinthians é cotado para sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo desde 1º de março deste ano depois que a Fifa oficializou a proposta e abandonou a ideia de sediar a abertura no estádio Cícero Pompeu de Toledo, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. A mudança da sede provoca o deslocamento de prioridades, mas a principal delas - a construção da Linha Ouro do Metrô, monotrilho que liga o Morumbi ao Jabaquara, permanece no topo da lista.
O consórcio vencedor da licitação para construir o monotrilho foi anunciado no último dia 2 de junho. Mas o início das obras depende da solução para ações em trâmite do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário (liminar de associação de moradores do Panambi).
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