segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alckmin antecipa previsão de abertura de estações da Linha Amarela


República e Luz devem ser inauguradas em setembro.
Governador de SP anunciou ampliação de horário da linha.


Caroline HasselmannDo G1 SP
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (29) que a previsão de abertura das estações República e Luz, da Linha 4-Amarela do Metrô, foi antecipada de outubro para 30 de setembro. Ele participou nesta manhã de uma vistoria nas novas instalações da Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Oeste de São Paulo. 
Alckmin também divulgou que a Linha Amarela passa a funcionar das 4h40 até as 21h, de segunda a sexta-feira. O novo horário começa a valer nesta quarta-feira. Até agora, a Linha Amarela abria apenas das 4h40 às 15h. Inicialmente, a companhia havia anunciado que as estações funcionariam até a meia-noite. O Metrô, porém, informou que os trens passam ainda por testes e que, até que eles terminem, a linha irá operar apenas até as 21h. "Só ampliando até as 21h nós teremos 60 mil pessoas por dia a mais beneficiadas", disse  Alckimin.
Esse período de avaliações possibilitará a antecipação da abertura das duas novas estações, segundo o governador. Em setembro, a Linha Amarela deve passar a abrir até meia-noite e também aos fins de semana. “Nós vamos antecipar em 30 dias duas estações novas, a República e a Luz, que estavam programadas para outubro e virão para setembro. Tem um protocolo de horas-teste antes de o trem entrar em operação. Parando às 21h, conseguimos antecipar em 30 dias a inauguração”, afirmou o governador.
"Destaco também a grande reforma e ampliação da Estação Pinheiros da CPTM e dizer que a linha 9 vai receber ainda este ano mais 4 trens, que são 32 carros, e ano que vem mais quatro. São oito trens no total que são 64 vagões a mais. E essa linha 9 vai até Grajaú e ganhará mais duas estações e 6 km a mais de ferrovias. Estamos licitando agora o projeto executivo e a obra começa ano que vem. Então teremos a estação Mendes e Varginha", completou Alckmin.
Mapa Metrô (Foto: Arte/G1)
Integração
Em 3 de junho, começou a transferência entre as estações Pinheiros do Metrô e da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Segundo as companhias, a integração atendia cerca de 100 mil pessoas que utilizam o sistema metroferroviário. A partir desta quarta, com a ampliação do horário, mais passageiros serão atendidos.
A transferência gratuita entre as duas estações em Pinheiros é feita por meio de uma passarela sobre a Marginal do Pinheiros com comprimento de 56,5 metros, a uma altura de 6,65 metros. A passarela é coberta e fechada nas laterais.
A Pinheiros, inaugurada em maio, foi a quarta estação da Linha 4-Amarela a ser aberta. Em março, houve a inauguração da Estação Butantã. As estações Faria Lima e Paulista estão funcionando desde maio de 2010. A previsão é que a linha tenha 11 paradas, ao longo de quase 13 km, ligando a Luz, no Centro, à Vila Sônia.
Próxima etapa
Até o mês de setembro, o  Metrô de São Paulo vai contratar a segunda fase da Linha 4-Amarela que complementa a linha com as estações  Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/ Mackenzie, São Paulo/ Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A entrega da segunda fase da Linha 4 está prevista para ser entregue até 2014.
"Esperamos entregar uma sexta estação que é a Taboão da Serra. Pela primeira vez, o metrô saindo de São Paulo e indo para região metropolitana. Todas estarão entregues até 2014", disse o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário