segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maria Fumaça é atração na Vila de Paranapiacaba

                                                    FOTO: Beto Garavello/PMSA
Uma das opções de passeio para quem ficar na região do ABC no fim de semana é visitar Paranapiacaba, em Santo André. A vila ferroviária, construída pelos ingleses em meados do século 19 e considerada patrimônio histórico nacional, oferece uma série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.
Quem visita o local pode fazer o passeio de maria-fumaça, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Com apoio da Prefeitura e da MRS Logística, a atração funciona aos sábados, domingos e feriados, percorrendo um trecho de aproximadamente 1 km. O passeio custa R$ 5,00.
No Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o visitante pode se aventurar por diversas trilhas, feitas com o acompanhamento de monitores. O serviço de monitoramento das trilhas custa a partir de R$ 15 por pessoa. A vila dispõe ainda de opções de bares, restaurantes e hospedagem, entre outros serviços.
O circuito museológico local inclui o Museu Castelo, que resgata a história da vila e da ferrovia, o Antigo Mercado e o Clube União Lyra Serrano, onde acontecem diversas atividades sociais, bailes, shows e exposições, entre outras edificações de interesse histórico-cultural.

Expresso Turístico
A melhor forma de se chegar a Paranapiacaba é por meio do Expresso Turístico, operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As viagens acontecem sempre aos domingos, com exceção no segundo domingo do mês, com saída da Estação da Luz, em São Paulo, às 8h30, parada na Estação Celso Daniel - Santo André, às 9h30, e chegada à vila por volta das 10 horas. Durante a viagem, monitores contam um pouco da história das diferentes localidades percorridas pelo trem. Também é servido um lanche.
Mais informações sobre passeios na vila podem ser obtidas nos fins de semana e feriados, no Centro de Informações Turísticas, tel 4439-0237, e, durante a semana, na Gerência de Turismo de Paranapiacaba, tel. 4439-1318 e no site da Prefeitura de Santo André - www.santoandre.sp.gov.br.
CLIQUE PARA AMPLIAR
Expresso Turístico é a principal forma para chegar na vila





Fonte: Jornal ABC Repórter.

As notícias veiculadas acima na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Amigos da CPTM.
Prefeitura tem programação para o final de semana em Paranapiacaba. Expresso sai da Estação da Luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário