Trem Série 8000 da CPTM |
Há 19 anos a CPTM está realizando o transporte de milhares de passageiros diariamente, a CPTM agora está fazendo uma renovação de sua frota de trens. Em 2010 tivemos o primeiro dos 48 novos trens, os (40) Série 7000 e (8) Série 7500.
Os novos trens Série 8000 que serão entregues para os usuários da CPTM os trens contemplam os mais modernos recursos tecnológicos desenvolvidos para o transporte rápido de passageiro, contribuindo para a qualidade de vida de transporte na região Metropolitana de São Paulo.
As especificações dessa Série foram elaboradas visando obter o melhor desempenho em termos de confiabilidade, disposição, manutenibilidade, segurança, custos de operação/manutenção e conforto.
- Climatização: A climatização do salão de passageiros e na cabine do maquinista com ar refrigerado é hoje uma necessidade para o transporte de passageiros em razão do forte calor e elevada lotação dos trens nos horários de pico, o que oferece maior conforto térmico e acústico. Estes sistema deve operar mesmo nos casos de degradação parcial do sistema elétrico do trem ou do próprio sistema de ar condicionado, com dimensionamento de mais de uma unidade por carro com alimentação cruzada.
- Sistema de Sonorização: Sistema de mensagem de áudio digitalizadas com a melhoria da comunicação sonora com mensagens pré-gravadas automatizadas para indicação de próxima estação, lado de desembarque mensagens institucionais, monitores coloridos para transmissão de propaganda e música ambiente.
- Acessibilidade: Instalação de dispositivos de acessibilidade com implemento de comunicação visual para fechamento de portas, local para cadeira de rodas, numeração dos carros em Braile para deficientes visuais, estribos laterais para diminuição do vão e altura entre o trem e a Plataforma e sistema multimídias. Dentro os sinalizadores luminosos para auxílio aos passageiros com deficiência auditiva podemos destacar os fechamentos iminentes de portas, lado de desembarque e indicação de porta isolada .
- Dispositivo de Emergência: Sistema de atuação de emergência que permitem ao passageiro alertar o maquinista sobre alguma situação de emergência que esteja ocorrendo no salão de passageiros, além de porta para saída de emergência.
- Acabamento Interno: O revestimento interno dos carros segue atualmente linhas modernas com cores e uso de moldados de fibra de vidro nos painéis das janelas, portas e teto, produzindo um acabamento harmonioso e um ambiente agradável, reduzindo o potencial de incêndio com o uso de materiais resistentes ao fogo e que não emanem fumaça e gases tóxicos.
A disposição dos Bancos de passageiros está orientada para facilitar o fluxo de embarque e desembarque, com aumento da área livre próxima á região das portas e qualidade de colunas para apoio dos passageiros, facilitando a informação, como por exemplo, o mapa dinâmico de linha.
A disposição dos Bancos de passageiros está orientada para facilitar o fluxo de embarque e desembarque, com aumento da área livre próxima á região das portas e qualidade de colunas para apoio dos passageiros, facilitando a informação, como por exemplo, o mapa dinâmico de linha.
O Gangway vai permitir a circulação entre os carros |
Salão de Passageiros
Apresenta as seguintes características funcionais:
- Ventilação com sistema de Ar Condicionado, devidamente filtrado, e distribuído através de grelhas posicionadas em ambos os lados das luminárias, nas áreas de estar do salão.
- Isolante acústico projetado para manter o nível de ruído interno de acordo com os parâmetros de conforto e ambiental.
- Arranjo físico geral que facilita a movimentação de entrada e saída nas áreas das portas e induz os passageiros a ocuparem as áreas de estar. Apoio horizontais duplas nestas áreas para segurança e facilidade de movimentação no corredor central adequando ás varições antropométricas da população de usuários e apoios especiais junto ás portas para ajudar os passageiros durante a desaceleração e frenagem.
Exterior
O Tratamento cromático deste rebaixo, associado á colocação de faróis e logotipo, e uma inclinação adequada da frente que permitirá conferir o projeto, características de familiaridade dos atuais carros em operação o que é útil para a manutenção de uma identidade visual coerente para o sistema CPTM, como um todo.
As extremidades dos corrugados foram eliminadas conveniente para melhor segurança do usuário.
O material da estrutura da caixa pode ser em alumínio ou aço inoxidável. A caixa em alumínio é pouco mais leve do que em aço inoxidável, porém requer a manutenção da pintura e acabamento. Por outro lado, o aço inoxidável é mais resistente a riscos e desgastes.
O Projeto da estrutura do carro, tanto em alumínio ou aço inoxidável está sendo padronizada visa otimizar os processos de fabricação, pois as partes e peças que compõem a estrutura da caixa são fabricados em módulos com batentes de porta, janelas, coberturas, etc..
Dessa forma, obtêm-se ganhos também no desenvolvimento do projeto estrutural . Como exemplo, pode-se escolher caixas de carros de passageiros com largura entre 2,3 a 3,2 metros e o comprimento de 16 e 26 metros. O vão de passageiros das portas laterais pode variar de 1,2 a 1,9 metros
Texto: Diego Silva
Imagens: Divulgação CAFCortesia da Revista Ferrovia Após certa expectativa cercando como seria o novo trem da Linha 8-Diamante, eis que o blog CPTM em Foco teve acesso às imagens do novo veículo da CPTM. O trem série 8000 não foge em absolutamente nada dos seus antecessores 7000 e 7500. Aliás, não seria balela dizer que o 8000 é uma mistura dessas duas frotas, afinal, todo o layout externo remente ao série 7000, enquanto que o layout interno remete ao 7500.
Mantendo tudo o que foi prometido, os novos trens chegam na CPTM em caixas de aço inox, oito carros, ar-condicionado, dispositivos de segurança (câmeras de vigilância e detectores de fumaça), além de um amplo espaço para os usuários. A grande inovação desse novo trem, será o espaço livre entre carros, tecnicamente chamado de gangway.
Esse será o primeiro trem da CPTM a trazer espaço livre entre carros, e já levantou certa curiosidade entre as pessoas que acompanham o crescimento da empresa. Esse novo trem tubular irá atender, num primeiro instante, a Linha 8-Diamante, visando substituir a frota de trens série 5000, que já dominam esse trecho há mais de 30 anos. Serão 36 unidades da série 8000, sendo que os carros serão numerados como: 8001 - P001 - P002 - 8002 (e assim sucessivamente).
- Isolante acústico projetado para manter o nível de ruído interno de acordo com os parâmetros de conforto e ambiental.
- Arranjo físico geral que facilita a movimentação de entrada e saída nas áreas das portas e induz os passageiros a ocuparem as áreas de estar. Apoio horizontais duplas nestas áreas para segurança e facilidade de movimentação no corredor central adequando ás varições antropométricas da população de usuários e apoios especiais junto ás portas para ajudar os passageiros durante a desaceleração e frenagem.
Exterior
O Tratamento cromático deste rebaixo, associado á colocação de faróis e logotipo, e uma inclinação adequada da frente que permitirá conferir o projeto, características de familiaridade dos atuais carros em operação o que é útil para a manutenção de uma identidade visual coerente para o sistema CPTM, como um todo.
As extremidades dos corrugados foram eliminadas conveniente para melhor segurança do usuário.
O material da estrutura da caixa pode ser em alumínio ou aço inoxidável. A caixa em alumínio é pouco mais leve do que em aço inoxidável, porém requer a manutenção da pintura e acabamento. Por outro lado, o aço inoxidável é mais resistente a riscos e desgastes.
O Projeto da estrutura do carro, tanto em alumínio ou aço inoxidável está sendo padronizada visa otimizar os processos de fabricação, pois as partes e peças que compõem a estrutura da caixa são fabricados em módulos com batentes de porta, janelas, coberturas, etc..
Dessa forma, obtêm-se ganhos também no desenvolvimento do projeto estrutural . Como exemplo, pode-se escolher caixas de carros de passageiros com largura entre 2,3 a 3,2 metros e o comprimento de 16 e 26 metros. O vão de passageiros das portas laterais pode variar de 1,2 a 1,9 metros
Texto: Diego Silva
Imagens: Divulgação CAFCortesia da Revista Ferrovia Após certa expectativa cercando como seria o novo trem da Linha 8-Diamante, eis que o blog CPTM em Foco teve acesso às imagens do novo veículo da CPTM. O trem série 8000 não foge em absolutamente nada dos seus antecessores 7000 e 7500. Aliás, não seria balela dizer que o 8000 é uma mistura dessas duas frotas, afinal, todo o layout externo remente ao série 7000, enquanto que o layout interno remete ao 7500.
Mantendo tudo o que foi prometido, os novos trens chegam na CPTM em caixas de aço inox, oito carros, ar-condicionado, dispositivos de segurança (câmeras de vigilância e detectores de fumaça), além de um amplo espaço para os usuários. A grande inovação desse novo trem, será o espaço livre entre carros, tecnicamente chamado de gangway.
Esse será o primeiro trem da CPTM a trazer espaço livre entre carros, e já levantou certa curiosidade entre as pessoas que acompanham o crescimento da empresa. Esse novo trem tubular irá atender, num primeiro instante, a Linha 8-Diamante, visando substituir a frota de trens série 5000, que já dominam esse trecho há mais de 30 anos. Serão 36 unidades da série 8000, sendo que os carros serão numerados como: 8001 - P001 - P002 - 8002 (e assim sucessivamente).
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