Novo Trem série 8000
Na última quinta Feira 29 de Setembro de 2011 a C.A.F. (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles),entregou para a C.P.T.M. (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) o primeiro novo trem da série 8000 no pátio de Presidente Altino,pátio das oficinas de trens da companhia,este é o primeiro dos 36 novos trens para a linha 8 Diamante que liga Júlio Prestes (Região Central) e Amador Bueno.
A Parceria Público Privada ( PPP ).
O consórcio Paulista, formado pelas empresas CAF S.A.(Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), a CAF Brasil (CAF - Brasil Indústria e Comércio), e a ICF (Inversiones en Concesiones Ferroviarias) foi o vencedor da licitação para a PPP. As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infra-estrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.
Características do novo trem:
As especificações dessa Série foram elaboradas visando obter o melhor desempenho em termos de confiabilidade, disposição, manutenibilidade, segurança, custos de operação/manutenção e conforto.
Climatização: A climatização do salão de passageiros e na cabine do maquinista com ar refrigerado é hoje uma necessidade para o transporte de passageiros em razão do forte calor e elevada lotação dos trens nos horários de pico, o que oferece maior conforto térmico e acústico. Estes sistema deve operar mesmo nos casos de degradação parcial do sistema elétrico do trem ou do próprio sistema de ar condicionado, com dimensionamento de mais de uma unidade por carro com alimentação cruzada.
Sistema de Sonorização: Sistema de mensagem de áudio digitalizadas com a melhoria da comunicação sonora com mensagens pré-gravadas automatizadas para indicação de próxima estação, lado de desembarque mensagens institucionais, monitores coloridos para transmissão de propaganda e música ambiente.
Monitor
Acessibilidade: Instalação de dispositivos de acessibilidade com implemento de comunicação visual para fechamento de portas, local para cadeira de rodas, numeração dos carros em Braile para deficientes visuais, estribos laterais para diminuição do vão e altura entre o trem e a Plataforma e sistema multimídias. Dentro os sinalizadores luminosos para auxílio aos passageiros com deficiência auditiva podemos destacar os fechamentos iminentes de portas, lado de desembarque e indicação de porta isolada.
Dispositivos e comunicação visual.
Disposição dos Assentos:
A disposição dos Bancos de passageiros está orientada para facilitar o fluxo de embarque e desembarque, com aumento da área livre próxima á região das portas e qualidade de colunas para apoio dos passageiros, facilitando a informação, como por exemplo, o mapa dinâmico de linha.
Disposição de assentos.
Mapa Dinâmico da linha 08.
Salão de Passageiros :
Ventilação com sistema de Ar Condicionado, devidamente filtrado, e distribuído através de grelhas posicionadas em ambos os lados das luminárias, nas áreas de estar do salão.
Isolante acústico projetado para manter o nível de ruído interno de acordo com os parâmetros de conforto e ambiental.
Área de portas.
A intercirculação entre os carros está evoluída para o conceito de GANGWAY, ou seja grandes aberturas nas cabeceiras na forma de seção tubular, sem portas, para reduzir a sensação de ambiente confinado.
Abertura da Cabeceira "Gangway"
Abertura da Cabeceira "Gangway"
Exterior:
Oficina de Presidente Altino.
O Tratamento cromático deste rebaixo, associado á colocação de faróis e logotipo, e uma inclinação adequada da frente que permite conferir ao projeto, características de familiaridade dos atuais carros em operação o que é útil para a manutenção de uma identidade visual coerente para o sistema CPTM, como um todo.
As extremidades dos corrugados foram eliminadas conveniente para melhor segurança do usuário.
O material da estrutura em aço inoxidável é mais resistente a riscos e desgastes.
O Projeto da estrutura do carro em aço inoxidável está sendo padronizada e visa otimizar os processos de fabricação, pois as partes e peças que compõem a estrutura da caixa são fabricados em módulos com batentes de porta, janelas, coberturas, etc..
Dessa forma, obtêm-se ganhos também no desenvolvimento do projeto estrutural . Como exemplo, pode-se escolher caixas de carros de passageiros com largura entre 2,3 a 3,2 metros e o comprimento de 16 e 26 metros. O vão de passageiros das portas laterais pode variar de 1,2 a 1,9 metros
Porta um pouco mais larga do que a porta do trem da série 7000.
A CPTM informa que os novos trens devem entrar em circulação a partir do primeiro semestre de 2012.
Imagens: Denis Castro datadas de 29 e 30 de Setembro de 2011
Texto: Denis Castro
Pesquisa: Projeto e Características, especificações PPP5000 CAF
A cptm pretende reduzir o intervalo para cinco minutos? A informacao que tenho que a intencao e reduzir para 3 minutos, tanto que atualmente em alguns horarios ja ha os 5 minutos de intervalo, e confesso que não melhorou muito. E é sabido que temos uma frota de trens com 12 carros.
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