sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SISTEMA METROFERROVIÁRIO DARÁ CONTA DA COPA, ASSEGURA SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS



O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, na manhã desta terça-feira [27], os projetos para as linhas metroferroviárias e corredores de ônibus metropolitanos já assegurados até a Copa de 2014, no seminário "Zona Leste: o futuro de SP passa por aqui". A abertura do evento contou com presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab.

Promovido pela Associação Comercial de São Paulo [ACSP] e 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Hotel Renanaissance, o seminário reuniu representantes da Prefeitura, Estado, União, entidades de classe e da sociedade civil, bem como especialistas em transporte e urbanismo. Os convidados puderam debater e mostrar soluções concretas para o desenvolvimento da Zona Leste, com 3 milhões de habitantes.

Segundo Fernandes, a Linha 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda] do Metrô e a 11-Coral [Luz-Estudantes] da CPTM, sistemas de alta capacidade que servem a Zona Leste, já estão sofrendo "fortes" modernizações. "Somados os novos projetos em andamento, esses sistemas darão conta da Copa. Vale lembrar que já temos 335 quilômetros de linhas metroferroviárias integradas e com a mesma tarifa na região metropolitana de São Paulo".

O secretário também falou sobre outros projetos importantes que ficarão prontos até 2014. Sãos eles: os trechos de monotrilho, da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e São Mateus e da Linha 17-Ouro [ligando o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM], o trem da Linha 13-Jade até o aeroporto de Cumbica e um novo corredor de ônibus ao longo da Avenida Jacu-Pêssego, saindo do ABC, passando por Itaquera, até Guarulhos.

Fernandes ainda citou um trecho do novo corredor de ônibus da EMTU, entre os bairros CECAP e Taboão, em Guarulhos, que deverá ser entregue ainda este ano.

Além do secretário Jurandir Fernandes, também participaram do painel "A localização estratégica para a região metropolitana de SP", mediado por Larissa Campagner, da ASCP, José Geraldo Simões Gomes, da FAU/Mackenzie, Nelson Ibrahim Maluf El-Hage, da ACSPM, e Eduardo Della Manna, do Secovi.

Um comentário:

  1. Vc está louco em dizer que estes trens serie 8000 são bons?

    O que adianta ser novos e ter ar condicionado,quando as composições tem 8 vagões,tem cerca de 20% menos lugares por vagão?

    Vcs precisam pensar tb como usuário e não como amante,onde as composições de 12 vagões é um bom reforço para moradores de carapicuiba e osasco para lugares e espaço.

    A serie 8000 ja vem lotado de BARUERI no horario de pico manha e tarde,ferrando CARAPICUIBA e OSASCO e NAO esta dando certo.

    O correto e ideal para serie 8000 é para transferencia para linha 11-LUZ/GUAIANAZES COM FUTURAS EXTENSÕES E PROLONGAMENTO DE BARRA FUNDA A ESTUDANTES(COM PROJETO DE PROLONGAMENTO APOS ESTUDANTES)MANTENDO COM A SERIE 2000,beneficiando usuários do METRO SP LINHA 3 VERMELHA DIMINUINDO FLUXO E MELHORANDO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA REGIÃO LESTE.

    AGORA NA LINHA 8 DIAMANTE(ITAPEVI-JULIO PRESTES) SERÁ NECESSARIO MODERNIZAÇÃO DE TODA SERIE 5000 E 5500,IDENTICO FEITO NO METRO SP,POREM MANTENDO OS 12 VAGÕES COM FUTURAS EXTENSÕES NECESSARIAS ENTRE AMADOR BUENO ATE BRAS,BENEFICIANDO PRINCIPALMENTE REGIÃO CENTRAL.

    ESSA É UMA DAS MUDANÇAS QUE PRECISAM MODIFICAR URGENTE NESSAS DUAS LINHAS CITADAS (LINHAS 8 E 11)

    Ja foram feitos envios para CPTM para essas mudanças necessarias

    ResponderExcluir