segunda-feira, 4 de julho de 2011

Maquinista da CPTM vai treinar em "videogame"

DIÁRIO SP



Companhia comprou dois simuladores por R$ 10 milhões cada para reciclar 1.400 condutores, além de formar novos profissionais, que vão aprender a reagir a falhas e intervenções na ferrovia

Os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ganharam um aliado na busca pela qualidade do transporte. Dois simuladores de operação de trens vão treinar os maquinistas que conduzem as composições da empresa. O objetivo é capacitar os profissionais para que eles não sejam surpreendidos por falhas ou interferências na via.

Os simuladores serão usados, em um primeiro momento,  para reciclar os 1.400 maquinistas da CPTM. Depois também serão utilizados para formar os novos condutores. Antes, esses procedimentos eram feitos nos próprios trens, mas somente nos horários de menor fluxo de passageiros. Com a nova tecnologia, o treinamento de novos profissionais, que atualmente leva de seis a oito meses, vai cair pela metade.

Outra vantagem do equipamento é que o instrutor poderá incluir falhas ou interferências na via ou situações que atualmente não podem ser vividas no treinamento convencional. Hoje é possível incluir mudanças climáticas, como chuva e neblina, ou problemas técnicos, como queda de energia.

"Para o usuário, esse equipamento é uma forma de reduzir os riscos do transporte. Por exemplo, no caso de um erro que nunca aconteceu na vida do condutor, os 2.000 passageiros não passarão por cobaias. Agora existe uma solução que será dada aqui, no simulador, antes de ir para a ferrovia", afirmou o secretário estadual de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes.


Tecnologia: Equipamento tem painel igual ao dos trens usados pela companhia. Uma tela mostra imagens reais da via que foram digitalizadas e incluídas no programa

Os equipamentos têm imagens reais dos 250 quilômetros de linhas da CPTM. A filmagem das vias levou dois anos para ser concluída. Todo o material foi digitalizado no simulador , que também possui as características de todos os modelos de trens usados pela empresa. "As imagens mostram todas as situações reais, como prédios e passarelas, e até o comportamento dos passageiros na plataforma", afirmou Fernandes.

Custo /O secretário explicou que os dois simuladores custaram R$ 10 milhões cada e foram adquiridos no mesmo pacote de modernização da frota de trens. Porém, a expectativa é que o investimento seja pago em um prazo de dois anos, uma vez que vai reduzir o tempo de formação de novos condutores e vai evitar riscos futuros.

"Não basta entregarmos um equipamento moderno e sofisticado. O investimento tem de trazer retorno para a sociedade. Acredito que esse sistema será amortizado em dois anos com a redução do tempo de formação de profissionais, além de evitar erros no transporte de passageiros no futuro", afirmou.

Investimentos
Trens terão mesma qualidade do metrô.  CPTM está trocando sistema de sinalização.  Tecnologia permite aumento de velocidade. Distância entre trens será reduzida.

Tempo de espera na plataforma também será menor.  Intervalo entre trens passará de sete minutos para três.


Máquina possui duas partes para treinar
O novo simulador da CPTM possui duas partes: uma destinada ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores, e outra para o maquinista em treinamento,  com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação. Esta segunda parte permite aos futuros profissionais acompanharem em tempo real as situações enfrentadas pelos colegas.

2,4
milhões de pessoas usam os trens da CPTM todos os dias

Supervisor diz que equipamento é real
O supervisor de tração da CPTM Reginaldo Aparecido da Costa, de 37 anos, se surpreendeu com o  simulador. "O realismo do equipamento é impressionante. É muito real. Traz todas as condições de uma situação do dia a dia, e o maquinista tem de resolver, não pode abandonar o trem. Isso dá credibilidade ao simulador para o maquinista conduzir o trem", disse Costa.

3,3
milhões de pessoas deverão usar o sistema até 2014

Prudência
"Os passageiros não terão de passar por testes. A solução para falhas será dada no simulador"


Jurandir Fernandes
Secretário estadual de transportes

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